Ilha das flores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (608 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O curta metragem Ilha das Flores (Documentário. Diretor: Jorge Furtado, Brasil, 1989) passa em 13 minutos uma mensagem de desigualdade social e degradação ambiental, arrebatadora. Com uma narraçãointensa, o curta o tempo todo nos remete ao papel de “animais com o telencéfalo altamente desenvolvido e possuidores de um polegar opositor”.
Ilha das flores discute a produção de alimentos, a cadeirade produção agrícola, a partir da trajetória de tomates desde o seu plantio e colheita pelo produtor, sua venda ao mercado, seu consumo por uma dona de casa, o descarte de alguns e o seu destinofinal no lixão. Em ilha das flores, antes de terem a possibilidade de serem reaproveitados pelos moradores locais, os tomates e demais alimentos descartados passam por uma triagem para servirem dealimento aos porcos, pois esses possuem um dono, que zela por eles, ao contrário dos moradores do lixão de ilha das flores.
Tomando como exemplo a questão do lixo, o filme mostra a degradação ambientalcausada pelo lixão e percebemos o quão limitada pode ser uma análise, apenas a partir do olhar biológico, quando tratamos das questões ambientais. Esse olhar parcial, pode levar a um entendimentosuperficial e distanciado das necessárias análises sociais, políticas e econômicas. Resumindo, não se pode pensar a educação ambiental e a questão ambiental, sem antes pensarmos sobre temas sociais como adesigualdade social e conflito de classes, por exemplo.

Se eu pudesse resumir o documentário Ilha das Flores, eu diria que ele é um tapa na cara de quem o assiste. É impressionante o modo cientifico eao mesmo tempo humanístico dessa obra. O texto do narrador, que fala cientificamente, mostra que o ser humano é extremamente racional, mas mesmo assim comete mazelas contra si mesmo.O filme podeparecer chato no início, mas vale ir até o fim, porque você será recompensado com um final incrível.
Produzido em 1989 pelo diretor e roteirista gaúcho Jorge Furtado, Ilha das Flores mostra a sociedade...
tracking img