Banco de dados db2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1777 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O DB2 é um Sistema Gerenciador de Banco de Dados Relacionais (SGDB) produzido pela IBM. Existem diferentes versões do DB2 que rodam desde num simples PDA computador de mão, até em potentes mainframes e funcionam em servidores baseados em sistemas Unix, Windows, ou Linux.

HISTÓRICO

O nome DB2 foi dado para o Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados que a IBM lançou em 1983baseado em SQL/DS para seu MAINFRAME. A principio o produto foi chamado SYSTEM R que fora iniciado em 1978. O projeto DB2 começou no inicio dos anos 70 quando Edgar Frank Codd , trabalhando para IBM descreveu a teoria dos Bancos de Dados Relacionais e publicou sua teoria em Junho de 1970. Para aplicar o modelo, Codd criou uma linguagem de banco de dados relacionais que a chamou de Alpha. Entretanto,a IBM não acreditava no potencial das suas idéias, deixando-o fora da supervisão do grupo de programadores, que violaram diversas idéias fundamentais do modelo relacional de Codd. O resultado foi a linguagem SEQUEL, que depois foi mudado para seu acrônimo SQL porque SEQUEL já era uma marca registrada.

Por muitos anos, DB2 foi feito exclusivamente para rodar nos mainframes da IBM.Posteriormente a IBM introduziu o DB2 para outras plataformas de servidores, incluindo o UNIX e o Windows, para então colocar no Linux e PDA's. Esse processo foi feito na década 90. A inspiração para os detalhes de implementação do DB2 vieram da linguagem DL/I da IBM e do Sistema de Gerenciamento de Informações também dessa empresa. As novas versões já são avaliadas para OS/2 e é chamada DB2/2.

Na metade doano de 2006, a IBM anunciou o “Viper”, o codinome do DB2 9 para computação distribuídas e para DB2 9 no z/OS. A empresa diz que o novo DB2 será o primeiro banco de dados relacional que armazena o XML nativo. Outros recursos incluem o desenvolvimento baseado em OLTP para computação distribuídas, o desenvolvimento baseado em Bussiness Intelligence e Data WareHousing para z\OS, mais recursos deauto configuração e auto gerenciamento, adição de recursos para a plataforma 64-bits (especialmente para z/OS), melhoria na performance do armazenamento estruturado para z/OS e a continuação da padronização do vocabulário da linguagem SQL entre z/OS e outras computação distribuídas.

LICENÇAS

DB2 é vendida em diversos tipos de licenças. Pela escolha de uma versão com menos recursos, a IBM evitaque os consumidores paguem por coisas que não iriam usar. Alguns exemplos de edição são a Express, Workgroup e a Edição Enterprise. A edição mais sofisticada para Linux/UNIX/Windows é o DB2 Data Warehouse Entreprise Edition, ou DB2 DWE.

DB2 para Z/OS é vendido em sua própria licença. Começando com a versão 8, a IBM vendeu o DB2 para z/OS e outros sistemas com característica muito próximas.DB2para esse sistema tem algumas característica exclusivas: Segurança Multi-Level, tabelas de tamanhos extremamente grandes e compressão a nível de hardware. DB2 para z/OS foi sempre conhecido pela sua liderança de performance OLTP e é usado para suportar missões críticas nas operações de negócios, mas agora a versão z/OS está começando a adquirir característica Business Intelligence.

Em 30 deJaneiro de 2006, a IBM lançou uma versão do DB2 chamada DB2 Express-C. Essa foi a resposta para os recentes pronunciamentos de versões gratuitas do Oracle e da Microsoft SQL Server. Express-C não terá limite no número de usuários e do tamanho do banco de dados. Foi desenvolvido para máquinas com sistema Windows e Linux até 2 processadores e até 2GB de memória.

COMPETIÇÃO

Historicamente, aprimeira posição entre os SGDB do mercado foi marcado pela alternância entre DB2 e Oracle. Entretanto há outros SGDBs concorrentes como o Microsoft SQL (que é apenas disponível no Windows) além de sistemas de código aberto tais como o PostgreSQL, MySQL, Firebird). O DB2 para z/OS tem poucos concorrentes diretos, mas a Oracle vem atraindo consumidores para o Linux da zSerie, embora não as custas do...
tracking img