Balanced scorecard

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1139 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Balanced Scorecard trata-se de um sistema de gestão estratégica. É utilizado com o fim de alinhar as equipes e os indivíduos de uma empresa às suas metas, ou seja, à sua estratégia. É considerado um instrumento de gestão, planejamento e controle para empresas de qualquer porte.
Criado no início dos anos 90, o BSC tem como seus idealizadores Robert Kaplan e David Norton (professores da HarvardBusiness School). A ideia dos dois era a de trazer a novo modelo de funcionário que se é necessário, resiliente a mudanças e a transformações que o cenário atual exige das empresas. O BSC foca, também, nos stakeholders, cuidando da lealdade dos clientes, do relacionamento com os fornecedores e preservando a habilidade de seus funcionários. Acreditavam que a inovação fazia-se presente, o que geravaa necessidade de mais qualidade, rapidez, uso da tecnologia e informação.
O BSC tem como seu principal objetivo ir além dos indicadores financeiros de uma empresa e atingir transformações organizacionais no sentido da ação. Com isso, pretende criar uma visão absoluta da empresa e de sua situação atual; estimular a pró-atividade dos colaboradores; alinhar a estrutura organizativa; instaurariniciativas voltadas à estratégia e influenciar o comportamento das “pessoas chaves”.
A estratégia de negócio segundo o BSC deve ser diluída entre todos os setores da organização. Desde a alta direção (nível estratégico), os gerentes (nível tático) e o trabalhador executor (nível operacional). O BSC auxilia este desdobramento por meio de equipes e apresenta indicadores de desempenho para verificar sea estratégia utilizada é a melhor ou não.
Segundo este sistema estratégico de gestão, é preciso que cada funcionário esteja ciente da estratégia traçada e que seus objetivos sejam bem definidos, de modo que sejam aplicáveis no dia-a-dia da organização, gerando mudanças notáveis e significativas na produção e resultados da empresa. É necessário, também, que haja motivação, qualificação, senso deequipe e busca de aprendizado contínuo por parte das pessoas. Este novo perfil de funcionário apresentado pelo BSC é o mais apto a gerenciar as mudanças.
No BSC, os ativos intangíveis (habilidades individuais e coletivas dos funcionários de uma empresa, o know-how, a capacidade da empresa de aprender e se adaptar, seu relacionamento com fornecedores e o nível de satisfação dos clientes) sãoconsiderados tão ou mais importantes que os recursos tangíveis (capacidade para investimento financeiro da empresa, recursos físicos como as edificações, localização, reservas de matéria-prima e etc.).
O Balanced Scorecard é a ampliação de um scorecard corporativo, já existente, que continha, além de medidas financeiras tradicionais, medidas de desempenhos relativas a prazos de entrega a clientes,qualidade e ciclo do processo de produção e eficácia no desenvolvimento de novos produtos. A nova metodologia discutida por Kaplan e Norton, o BSC, baseou-se na apresentação equilibrada das medidas financeiras e operacionais, organizando-se em quatro perspectivas:
* Financeira;
* Do cliente;
* Dos processos internos;
* Do aprendizado e crescimento.
Essas quatro perspectivas permitemo equilíbrio de todas as partes interessadas, na medida em que alguns desses indicadores olham para o presente, enquanto outros olham para o futuro. Foi notado que, com o passar do tempo, as organizações não utilizavam mais o BSC como um indicador, mas sim como um sistema estratégico de gestão.

O BSC também incita a melhoria dos processos e resultados através do foco estratégico. Anulou-sea ideia de trabalho sem uma visão futura de negócio para cada atitude tomada. Cada uma delas deve ser dirigida pela missão da empresa, que a transforma em objetivos estratégicos (resultados quantitativos e qualitativos que a organização buscará em prazo determinado – considerando seu ambiente – para cumprir sua missão. Esses objetivos estabelecem a direção, mostrando o que é prioritário sob as...
tracking img