Balanced scorecard

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2075 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ALUNAS:

PERÍODO: 8º - NOITE TURMA: CG
PROFESSOR: GUTEMBERGUE LEAL

EXERCÍCIO DE BALANCED SCORECARD - BSC:

1) O que é Balanced Scorecard – BSC?

R: É um instrumento que visa medir a estratégia da empresa através da mensuraçãode suas metas e objetivos. Pois ele traduz a missão da empresa. Ele se reúne em indicadores de natureza financeira e não – financeira. E se divide em quatros perspectivas diferentes: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento.

2) Quais são as perspectivas que o BSC enfoca? Comente sobre cada uma delas.

R: Ele enfoca em quatros perspectivas diferentes quesão: a financeira, a do cliente, a dos processos internos e a do aprendizado e crescimento. Na perspectiva financeira a idéia mais amplamente difundida é o retorno sobre investimento (ROI – return over investiment) de autoria da Du Pont. No BSC os objetivos financeiros normalmente estão relacionados à lucratividade – medida, por exemplo, pela receita operacional, o retorno sobre o capital empregadoou, mais recentemente, pelo valor econômico adicionado ou agregado. Os objetivos financeiros alternativos podem ser o rápido crescimento das vendas ou a geração de fluxo de caixa. A perspectiva do cliente permite as empresas identificarem os segmentos de clientes e mercados onde querem competir. Esses segmentos representam as fontes que irão produzir os componentes de receita dos objetivosfinanceiros da empresa. Na perspectiva dos processos internos os executivos identificam os processos internos críticos nos qual a empresa deve alcançar a excelência. Esses processos permitem que a unidade de negócios: ofereça as propostas de valor capazes de atrair e reter clientes em segmentos - alvo de mercado e satisfaça as expectativas que os acionistas têm de excelentes retornos financeiros. Aperspectiva do aprendizado e crescimento identifica a infra-estrutura que a empresa deve construir para gerar crescimento e melhoria em longo prazo. O aprendizado e o crescimento organizacionais provêm de três fontes principais: pessoas, sistemas e procedimentos organizacionais.

3) O BSC rejeita alguma perspectiva do modelo de avaliação tradicional? Se sim, qual deles? Comente.

R: Não, ele nãorejeita a perspectiva financeira do modelo tradicional. Porém acredita que ela deve ser avaliada em conjunto com outras perspectivas não-financeiras, sempre com foco na estratégia e missão da empresa. Pois, os estudos sobre essa técnica se deram com diversas empresas cuja motivação se baseava na crença de que os métodos existentes de avaliação do desempenho empresarial eram baseados nos indicadorescontábeis e financeiros, que estavam prejudicando a capacidade das empresas de criar valor econômico. Então surgiu o Balanced Scorecard que analisa o desempenho da empresa conservando a perspectiva financeira, visto que as medidas financeiras são valiosas para sintetizar as conseqüências econômicas imediatas de ações consumadas, todavia acrescenta medidas de três perspectivas adicionais que são:clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento.

4) Enumere os parênteses em branco (claro) em função dos enumerados. É possível mais de uma resposta:
(1) Indicador do acionista
(2) Indicador do aspecto inovação
(3) Indicador do aspecto financeiro
(4) Indicador do aspecto aprendizado e crescimento
(5) Indicador da missão
(6) Indicador do aspecto cliente
(7) Indicador do pós-venda(6,7) Pontualidade na entrega
(2,3,7 ) % de vendas geradas pelos novos produtos
(3,1) Retorno sobre o investimento
(6) Retenção de clientes
(4) Índice de acerto
(3,1) EVA®
(5) Rotatividade de pessoal

5) Com base em uma empresa fictícia ou devidamente contextualizada ou numa empresa de conhecimento geral, com abrangência internacional, ou nacional, ou regional ou local, defina um...
tracking img