Baixo rendimento escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1312 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O Diagnóstico Psicopedagógico é o processo pelo qual é analisada a situação do aluno com dificuldades dentro do contexto escola e de sala de aula, com a finalidade de proporcionar aos professores orientações e instrumentos que permitem modificar o conflito manifestado. É um processo que permite ao profissional investigar, levantar hipóteses provisórias que serão ou não confirmadas aolongo do processo recorrendo, para isso, conhecimentos práticos e teóricos. O diagnóstico possui uma grande relevância tanto quanto o tratamento. Ele mexe de tal forma com o paciente e sua família que, por muitas vezes, chegam a acreditar que o sujeito teve uma melhora ou tornou-se agressivo e agitado no decorrer do trabalho diagnóstico. Por isso devemos fazer o diagnóstico com cuidado observandoo comportamento e mudanças que podem ocorrer no sujeito.
Segue o diagnóstico psicopedagógico realizado com a paciente JSC. Fruto de atendimentos individuais, pesquisas e muitas observações. É mais um exemplo, que justifica positivamente que todo fracasso escolar deve ser investigado, trabalhando assim a prevenção de maiores dificuldades posterior.

JCS apresentava um rendimento escolar muitobaixo, preocupada com a situação a professora RMJ encaminhou-a para uma avaliação psicopedagógica.
Entrevista com o professor
Data: Outubro de 2004
A - Desde que série o aluno frequenta esta escola?
P - Desde a 1ª série.
A - já repetiu?
P – Não
A - Quais suas preocupações em relação a este aluno?
P - JSC. Tem apresentado um baixo rendimento escolar e se distrai com facilidade e é muitobriguenta.
A - Como é o relacionamento da criança? Com o professor?
P - Demonstra medo com facilidade. Não gosta de ser cobrada, mas demonstra apatia pela minha pessoa.
A - Com os colegas?
P - Relacionamento com dificuldade, brigas, ciúmes, insegurança em especial nãogosta de sua cor.
A - Com os outros adultos da escola?
P - Relacionamento bom. Às vezes, quer ajudar naquilo que não foichamada.
A - Participa de grupos?
P- Sim. Mesmo que seja para ser oposta a equipe.
A - Como é a participação nas atividades extraclasse?
P - Desiste fácil, não gosta de desafio, quando a atividade exige mais. Chega a ficar deprimida, revoltada, autoestima baixa.
A - como você percebe este aluno na sala de aula?
(M) distração (F) organização (R) expressão oral (R) escrita (I) pontualidade nastarefas (F) raciocínio.
A - O que você espera deste trabalho psicopedagógico?
P - Uma ajuda para a aluna JSC
ANAMNESE
Na anamnese verifica-se com os pais como se deu essa construção e as distorções havidas no percurso. A anamnese é uma das peças fundamentais deste quebra-cabeça que é o diagnóstico. Através dela nos serão reveladas informações do passado e presente do sujeito juntamente com asvariáveis existentes em seu meio. Observaremos a visão da família sobre a história da criança, seus preconceitos, expectativas, afetos, conhecimentos e tudo aquilo que é depositado sobre o sujeito. O objetivo da anamnese é “colher dados significativos sobre a história devida do paciente”.
A. O Parto foi normal ou cesariana?
M. Normal
A. Como foi a saúde da criança desde o nascimento até os dias dehoje?
M. O bebê nasceu com problema cardíaco. Saiu do hospital sem detectar o problema. Após 20 dias a criança teve diarreia, foi encaminhado para o hospital e descoberto o problema cardíaco. Aos seis meses o bebê passou por um cateterismo que ajudou controlar a respiração. Aos dois anos de idade fez-se uma cirurgia cardíaca (a mãe não soube explicar). Aos dez anos a criança passou por outracirurgia cardíaca e recebeu uma válvula no coração.
A. Como era o sono do bebê?
M. Muito agitado. Chorava muito a noite. Tinha insônia
A. Ela Dormia bem durante a noite?
M. Não. Acordava com muita fome.
A. Como foi à alimentação no início?
M. Foi amamentado pela mãe até aos três anos e meio. Iniciou-se com a papinha aos cinco meses. JSC tinha facilidade para se alimentar.
A. Linguagem:
M....
tracking img