Avogrado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (493 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Objetivos:
1. Determinar o número de moléculas contidas numa dada porção de matéria.
2. Reforçar o conceito de mol e o significado de massa atômica e massa molecular, compreendendo suarelação com o número de Avogadro.
Parte Experimental e Resultados
Procedimento:
.Usando a pipeta de Pasteur, contar o número de gotas contidas em 1,0mL de uma solução alcoólica 0,1%(vol/vol) de ácidooléico. .Colocar água em uma cuba perfeitamente limpa até cerca de dois centímetros da borda..Espalhar talco sobre a água até que se forme uma camada muito fina..Pingar uma gota da solução de ácido oléico sobre o pó, bem no centro da cuba, e rapidamente medir co uma régua o diâmetro da circunferência formada, repetindo por no mínimo três vezes..Descrever o que você observou.
Resultados:
1) O volume médio da gota usada é 0,014 ml2) Sabendo-se que em 100 ml da solução estão contidos 0,100 ml de acido oléico, o volume do acido oléico na gota da solução alcoólica é 1,4x10-5cm³.
3) Quando a gota de acido oléico seespalhou formou uma camada aproximadamente circular, considerando que esta camada seja um cilindro finíssimo, e sabendo que o volume da camada é o mesmo do acido oléico contido na gota por ser um ácidooleoso e não se misturar com a água é calculada a altura da molécula encontrando o valor 1,2x10-7 cm usando-se a fórmula V=Ab x H.
4) Considerando a molécula cúbica, calcula-se o volume da mesmaencontrando como resultado o valor de 1,7x10-21 cm3
5) Usando a relação entre os volumes da Camada e da molécula, calculamos o numero de moléculas na camada que corresponde ao valor 8,2x1015....
tracking img