Administracao e controlo financeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 52 (12802 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS ECONÓMICAS E EMPRESARIAIS

LICENCIATURA EM CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO RAMO: ADMINISTRAÇÃO E CONTROLO FINANCEIRO

A PARIDADE CAMBIAL E AS SUAS VANTAGENS PARA A ECONOMIA CABOVERDIANA

Djamila Tavares Gomes Varela

Praia, Junho de 2010

INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS ECONÓMICAS E EMPRESARIAIS

LICENCIATURA EM CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO RAMO:ADMINISTRAÇÃO E CONTROLO FINANCEIRO

A PARIDADE CAMBIAL E AS SUAS VANTAGENS PARA A ECONOMIA CABOVERDIANA

Djamila Tavares Gomes Varela

ORIENTADOR: Dr. Vasco Marta

Praia, Junho de 2010

II A Paridade Cambial e as suas vantagens para economia cabo-verdiana

DEDICATÓRIA

À minha mãe.

III A Paridade Cambial e as suas vantagens para economia cabo-verdiana

AGRADECIMENTOS

Agradeço aDeus, em primeiro lugar, que me deu força e saúde ao longo dessa caminhada.

À Escola (Instituto Superior das Ciências Económicas e Empresariais) pela oportunidade dada para me formar, ao Dr. Vasco Marta, orientador do presente trabalho, pelo acompanhamento, atenção e orientação que dispensou para que este se realizasse.

À minha família pela força e apoio que me tem dado, particularmente aminha mãe.

Aos meus colegas de sala e de trabalho pelo apoio e pelo incentivo.

Em fim, agradeço a todos aqueles que de uma forma ou outra contribuíram para a realização deste trabalho.

IV A Paridade Cambial e as suas vantagens para economia cabo-verdiana

RESUMO ANALÍTICO

A gestão da economia é uma actividade inerente a todos os países, uma vez que a escassez de recursos é uma realidadeinquestionável. Cabo Verde elegeu a estabilidade de preços como um dos principais pilares da sua política económica e, neste contexto identificou a Paridade Cambial ao Euro como um meio privilegiado para a sua consecução. Neste âmbito, assinou o Acordo de Cooperação Cambial (ACC) em 1998 com Portugal como forma de credibilizar a Paridade Cambial com o Euro.

Este trabalho, embora de carizacadémico, tem por objectivo estudar as vantagens da Paridade Cambial para a Economia Cabo-verdiana. É composto por quatro capítulos e um glossário. Para sua realização foram consultados livros, Decretos-Lei, sítios, relatórios e boletins do Banco de Cabo Verde (BCV).

O Capítulo I descreve os principais regimes cambiais existentes, apresentando as suas características, suas vantagens e desvantagens.O Capítulo II apresenta os critérios e indicadores, normalmente utilizados pelos países na escolha do regime cambial.

O Capítulo III fala dos regimes cambiais em Cabo Verde, mostra que até se chegar ao regime cambial actual o país já passou por várias experiências cambiais.

O Capítulo IV descreve o ACC, começando por apresentar as suas características e os seus objectivos, analisa asvantagens e os eventuais custos da Paridade Cambial CVE/Euro e por fim fala da credibilidade do regime cambial de Cabo Verde.

Palavras-chave: Taxa de Câmbio, Regimes Cambiais e Paridade Cambial CVE/Euro.

V A Paridade Cambial e as suas vantagens para economia cabo-verdiana

ÍNDICE DEDICATÓRIA.............................................................................................................. III AGRADECIMENTOS ......................................................................................................IV RESUMO ANALÍTICO ..................................................................................................... V ÍNDICE ............................................................................................................................ VI LISTA DETABELAS ........................................................................................................ 1 LISTA DE ABREVIATURAS ............................................................................................. 2 INTRODUÇÃO ................................................................................................................. 3 CAPÍTULO I - CLASSIFICAÇÃO DOS REGIMES...
tracking img