Avaliar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1638 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AVALIAÇÃO ESCOLAR – A obra Avaliação escolar: mitos e realidades, de Michel Barlow, trata da avaliação entre cotidianidade e ritualismo, os epítetos da avaliação escolar, objetividade e imaginário nas notas cifradas, apreciações qualitativas verbais e não-verbais, quem avalia, a lógica e ilógica da heteroavaliação e da auto-avaliação, o que é que se avalia, objetivo e validade da avaliação,quando se avalia, lugar da avaliação na estratégia de formação, porque e por que se avalia, como se avalia, os métodos e a maneira da avaliação escolar, com que meios se avalia, estratégias e fantasias, a quem se dirige a avaliação quando se avalia, o traçado e o halo.

FONTE:
BARLOW, Michel. Avaliação escolar: mitos e realidades. Porto Alegre: Artmed, 2006.

AVALIAÇÃO EDUCACIONAL – o livro Aavaliação educacional: teoria, planejamento e modelos, de Herlado Marelim Vianna, trata acerca das considerações técnicas e posicionamentos da avaliação, os objetivos, a avaliação e sua prática, avaliação e sua lógica, avaliação e decisão, avaliação responsiva e avaliador educacional.

FONTE:
VIANNA, Heraldo Marelim. A avaliação educacional: teoria, planejamento e modelos. São Paulo: Ibrasa, 2000.AVALIAÇÃO EDUCACIONAL – O livro Avaliação educacional: regulação e emancipação de Almerindo Janela Afonso, aborda temas a partir da sociologia da avaliação, observando a educação e avaliação educacional, o contexto internacional, as reformas educativas, o Estado, o Mercado, a Comunidade, a proposta de um quadro teórico-sociológico e siontese do quadro teórico proposto.

FONTE:
AFONSO,Almerindo Janela. Avaliação educacional: regulação e emancipação. São Paulo: Cortez, 205.
Barlow, Michel. O que é avaliar? A avaliação entre cotidianidade e ritualismo. In: Avaliação Escolar: Mitos e realidades. Porto Alegre: Artmed, 2006.
Silvia Janaina Silveira Gomes

O texto O que é avaliar? A avaliação entre a cotidianidade e o ritualismo, capítulo do livro Avaliação escolar: mitos erealidades, de Michel Barlow, aborda a temática avaliação sob outra perspectiva, estabelecendo relação com o cotidiano humano e, portanto, estando sujeita ? assim como qualquer outra prática social ? à influência dos mitos e dos ritos que se fazem presentes tanto na vida dos homens e mulheres quanto no âmbito escolar.
O capítulo está dividido em quatro partes que tratam da avaliação desde os conceitos queesta pode assumir até suas características e usualidade dentro das sociedades.
Na primeira parte do texto, Michel Barlow procura explicitar a gama de conceitos que o verbo avaliar conota, de modo que se torna fácil compreender que esse verbo assume determinada definição de acordo com a sua utilização e/ou finalidade; logo, avaliar acaba por tornar-se uma ação geral que, invariavelmente, remete aum julgamento sobre algo ou alguém.
Estabelecendo relação entre termos como avaliar, educar, ensinar e valor, o autor aproxima-se do conceito que a avaliação assume no contexto escolar: forma de mensurar o conhecimento adquirido pelo aluno. Tal observação aproxima-se do conceito de autoridade, no que respeita à ação docente no ensino: imprimir nos alunos o conhecimento que possui.
O autordemonstra que a avaliação escolar também se fundamenta na ideia do julgamento sobre os conhecimentos que o aluno foi capaz de construir no processo de ensino-aprendizagem. No entanto, tendo em vista que a avaliação escolar serve para muito mais do que emitir um julgamento a respeito do conhecimento que o aluno adquiriu, mas para atuar como um diagnóstico do processo ensino-aprendizagem, o autoraproxima a avaliação do conceito de feedback.
Desse modo, depreende-se que avaliar não se constitui um ato isolado dentro da prática educativa e depende de toda uma atividade de comunicação para que a resposta dada seja positiva, isto é, a interação entre professor e aluno determina o resultado da avaliação. Logo, a prática avaliativa passa a comportar a função de melhoria da ação educativa, uma vez...
tracking img