Avaliar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (546 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Diversamente, o ato de avaliar tem como função investigar a qualidade do desempenho dos estudantes, tendo em vista proceder a uma intervenção para a melhoria dos resultados, caso sejanecessária. Assim, a avaliação é diagnóstica. Como investigação sobre o desempenho escolar dos estudantes, ela gera um conhecimento sobre o seu estado de aprendizagem e, assim, tanto éimportante o que ele aprendeu como o que ele ainda não aprendeu. O que já aprendeu está bem; mas, o que não aprendeu (e necessita de aprender, porque essencial) indica anecessidade da intervenção de reorientação..., até que aprenda.
Alguma coisa que necessita de ser aprendida, como essencial, não pode permanecer não aprendida. Tomar conhecimentosomente do que o educando aprendeu não permite investir no processo, porém somente no produto. Foi isso que as crianças, acima citadas, aprenderam rapidamente sob a imposição daautoridade do sistema escolar: centrar-se no “tirar nota” e não no “aprender”
Para fazemos diagnóstico e intervenção, nossos instrumentos de coleta de dados para avaliação terão que ser estruturadoscomo instrumentos de coleta de dados para investigação sobre o desempenho de nossos educandos e não como “cascas de banana ao chão, para que pisem, escorreguem e caiam naarmadilha”. Isso implica em que estejam focados no essencial ensinado e que deveria ser aprendido; todavia, devem estar focados sobre todo o essencial ensinado, ou seja, tudo o que éessencial deve ser investigado, pois que, se é essencial, deve ser buscado. Um teste, um questionário (com perguntas abertas e fechadas), uma redação, uma ficha de observação,...todos os instrumentos necessitam de cobrir todo o essencial, não somente um que outro ponto e sim todos os pontos essenciais, tendo presente informações, habilidades,...
tracking img