Auxinas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Auxinas
Nos dias de hoje, são conhecidas três auxinas, das quais, a mais ativa é o ácido indolacético (AIA). O ácido indolacético promove o alongamento celular diferencial e funciona comoregulador do crescimento dos vegetais. O ácido indolacético produz as gemas apicais, gemas laterais, ápice das raízes e frutos e folhas jovens. Outros efeitos que são causados pelo AIA é aformação de raízes secundárias, floração dos abacaxis e formação de frutos paterno-cárficos, ou seja, sem sementes.
Existem também alguns produtos sintéticos com efeitos semelhantes aos das auxinasque são utilizados como herbicidas.
Os efeitos das auxinas são diversos e dependem, entre outros fatores, da sua concentração, do órgão da planta em que atuam e da sua espécie.
A mesmaconcentração de auxinas tem diferentes efeitos no crescimento dos órgãos das plantas. Uma elevada quantidade concentração de auxina promove o crescimento do caule e inibe o crescimento das raízes.Este facto ajuda a explicar o gravitropismo negativo dos caules e o gravitropismo positivo das raízes.
Se uma planta for disposta na horizontal, as zonas do caule e da raiz voltadas para baixorecebem maior quantidade de auxinas em relação às restantes zonas, o que provoca a inibição do crescimento na zona da raiz que está voltada para baixo. Assim, a raiz curva para baixo.
Poroutro lado, a região do caule voltada para baixo alonga-se mais do que a que está voltada para cima, pelo que a curva de crescimento se direciona para cima.
As auxinas têm também outros efeitosna plantas como a promoção da dominância apical, a inibição da queda de folhas e frutos, o desenvolvimentos dos frutos e o enraizamento de estacas caulinares.
Os meristemas são formadosatravés da divisão e diferenciação das células da planta. Estes existem na extremidade das raízes e nos gomos terminais dos ramos, sendo responsáveis pelo crescimento longitudinal destes órgãos.
tracking img