Processos e threads - exercicios sistema operacionais anhanguera institucional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1018 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROCESSOS THREADS E SINCRONIZAÇÃO
16/06/2012

PARA REFLETIR!!


“O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano”


Isaac Newton (1642-1727) – Físico e Matemático inglês

PERGUNTA 1 - THREAD


O que é um ambiente multithread e quais as vantagens de sua utilização?

O processo tem pelo menos um thread de execução que pode compartilhar o seu espaço de endereçamento cominúmeros outros threads.  Um thread pode ser definido como uma subrotina de um programa que pode ser executado de forma assíncrona, isto é, executado concorrentemente ao programa chamador. Então, um ambiente multithread possibilita a execução concorrente de sub-rotinas dentro de um mesmo processo.


PERGUNTA 2 - THREAD


Como o uso de threads pode melhorar o desempenho de aplicaçõesparalelas em ambientes com múltiplos processadores?
Em ambientes com múltiplos processadores, a possibilidade de paralelismo na execução de instruções estende as vantagens da programação concorrente, os processos concorrentes devem ter suas execuções sincronizadas, a partir de mecanismos oferecidos pelo SO.



REFLITA!
“A leitura faz o homem completo. A História torna-o sábio e prudente. Apoesia, espiritual; A Matemática, sutil; A Filosofia, profundo; A Moral, grave; A Lógica e a retórica, apto para discutir. Ler é conversar com os sábios” Francis Bacon (1561-1626) – Rosacruz e Filósofo inglês.

PERGUNTA 3 - THREADS


Como funciona o Scheduler Activations?
É uma estrutura de dados usada para melhorar o desempenho das threads evitando as mudanças de modos de acesso desnecessários(usuáriokernel-usuário). Caso um thread faça um System Call, não é necessário que o kernel seja ativado, bastando que a própria biblioteca em modo usuário escalone outro thread.



PERGUNTA 4 - THREADS


O que e como funciona threads em modo usuário?
A TMU são implementadas pela aplicação. Deve existir uma biblioteca de rotinas de possibilite à aplicação realizar tarefas comocriação/eliminação de threads, troca de mensagens e uma política de escalonamento.



PERGUNTA 5 - THREADS


O que é e como funciona threads em modo kernel?
TMK são implementadas pelo kernel, através de System Calls. O SO sabe da existência de cada thread e pode escalona-lo individualmente. Baixo desempenho.



PERGUNTA 6 - SINCRONIZAÇÃO


Qual o papel do mecanismo de sincronização?
Osmecanismos garantem a comunicação entre processos concorrentes e o acesso aos recursos compartilhados. É fundamental a implementação desses mecanismos para garantir a integridade e a confiabilidade na execução de aplicações concorrentes.



PERGUNTA 7 - SINCRONIZAÇÃO


Por que deve existir sincronização entre processos?
Para garantir que aplicações concorrentes compartilhem recursos dosistema , como arquivos, registros, dispositivos de I/O e áreas de memória.



PERGUNTA 8 - SINCRONIZAÇÃO


Explique um problema de compartilhamento de recursos entre processos concorrentes.

Dois funcionários de um banco que atualizam o saldo de um mesmo cliente simultaneamente.  O compartilhamento de um arquivo em disco, sem sincronização, ocasionam inconsistência no valor, gerandoproblema para o banco ou para o cliente.


PERGUNTA 9 - SINCRONIZAÇÃO
O que significa EXCLUSÃO MÚTUA entre processos concorrentes?
Significa que um processo tem exclusividade de acesso a um recurso, ou seja, quando um processo estiver acessando determinado recurso, todos os demais processos que desejam acessá-lo devem esperar pelo término da utilização do recurso.

PERGUNTA 10 -SINCRONIZAÇÃO
Que soluções de software podem ser utilizadas para resolver a concorrência e a cooperação entre processos?
Diversos algoritmos foram propostos para implementar a exclusão mútua. Destaque para a implementação que utiliza semáforo proposto do Dijkstra em 1965, e a implementação do problema dos filósofos e do barbeiro dorminhoco.

PERGUNTA 11


Que solução para exclusão mútua o...
tracking img