O boticario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1103 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estratégia de expansão dos recursos humanos na empresa frente ao mercado competitivo;

Inicialmente havia empreendedores com visão de negócios que vislumbravam a oportunidade de expansão, via instrumentos de terceiros numa associação não convencional. Não havia uma formatação metódica integrando todas as atividades da empresa.
Os franqueados, carentes de controles e soluções para os seusproblemas do dia-a-dia. Buscavam suas próprias soluções, originando um sistema heterogêneo e de padrão questionável. Surgiam problemas com lojas, como por exemplo, lojas totalmente fora do padrão o Boticário, lojas que funcionavam dentro de lavanderias e que vendiam outros tipos de produtos naturais junto com produtos de marca. Em cada estado, os produtos eram encontrados em lojas com produtos demarcas diferentes, quebrando a unidade de apresentação.
Em 1988, mais de 50% eram mistas ou totalmente despadronizadas, eram lojas menores em cidades menos populosas, que não comportavam os investimentos de uma loja exclusiva. Em 1987, começaram a surgir regras para os franqueados, foi então em 1988 que foi criado o manual do de Normas do Distribuidor e Manual de Normas do Revendedor (Franqueado),com detalhes sobre relações e procedimentos a serem adotadas sobre ambas as partes (franqueado e franqueador), gerando assim uma relação de profissionalismo entre os participantes do sistema. O processo de seleção de franqueados passou por uma reestruturação, com critérios definidos.
Em 1992, ocorreu o surgimento da primeira edição do manual de Operações, com a consolidação dos temas detreinamentos, operações, promoções e eventos. Foi nesse mesmo ano que começaram as exigências quanto à padronização das lojas. Para verificar se os franqueados estavam cumprindo as determinações do franqueador, foi criada uma inspetoria de vendas de campo.
A partir de 1995, surgiu a necessidade de pensar em O Boticário de forma mais estratégica: quais os caminhos da empresa; o que pretende ser; quais osseus planos sobre o negocio; qual é a eficiência que a franqueadora apresenta. Nesta ocasião, foi elaborado o primeiro planejamento estratégico.
Os questionamentos abrangeram diversos aspectos e setores de empresa, iniciando-se a partir daí o processo de redesenho de toda a organização. Contrataram-se empresas de consultorias especializadas para ajudar nessa reflexão, que resultou nas mudançasocorridas nesse período. Essa reestruturação durou dois anos e custou cerca de 40 milhões de dólares. Uma das ações adotadas após o redesenho organizacional foi a remodelação dos pontos de vendas, decorrente das necessidades de revitalizar a marca. Um dos fatores que provocaram o processo de redesenho da organização foi a necessidade de adequar a empresa a um mercado de moeda estável, que consiste emuma variável do ambiente econômico e político externo a organização, por outro lado, a busca pela revitalização da marca e pela revisão do modelo de gestão pode ser caracterizada como adequação da empresa ao ambiente competitivo.
O Boticário criou a loja interativa, um modelo de lojas baseado no autoatendimento assistido, que permite a exposição de todos os seus produtos. A loja interativa éfruto de um projeto que custou um milhão de reais e que levou um ano e três meses para ser implantado. Todas as mudanças que tinham ocorrido com as lojas ate então se referiam somente a padrão arquitetônico. Em 1998, inicio da implantação do projeto, cerca de 400 lojas passaram para o novo formato. Em janeiro de 2000, a marca contava com 687 lojas interativas no universo de 1737 pontos no pais.Objetivos da gestão de pessoas para os resultados empresariais

O Grupo Boticário adotou, em 2008, a ferramenta de gestão Balanced Scorecard (BSC) para explicitar e monitorar as estratégias de negócios que foram desmembradas em metas de curto e médio prazo, compartilhadas com os colaboradores conforme níveis de responsabilidade.

Para verificar a percepção dos colaboradores do Grupo em...
tracking img