Autonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1160 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A CONCEITUAÇÃO DE AUTONOMIA E SUA MATERIALIZAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR


Débora silva de Moura
Profª. Viviane Marques Antunes Roncato
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso (PED 0255) – Pedagogia
08/12 /2010


RESUMO

Este trabalho tem por objetivo abordar o tema autonomia Atualmente o conceito de autonomia vem assumindo diversos significados entre eles :a autonomia éum processo que se constrói ao longo do desenvolvimento humano. Com isso pode – se perceber que a autonomia precisa ser levada em conta desde a mais tenra idade, isto é iniciando no espaço escolar desde a educação infantil.


Palavras-chave: Autonomia. Escola. Educação Infantil.



1 INTRODUÇÃO

A inspiração para esse paper surgiu aparir de questionamentos sobre autonomia; como o professor faz autonomia dentro da sala e como o professor propõem essa autonomia no ambiente escolar na educação infantil.

A educação infantil e o espaço que as crianças exercem seu direito como sujeitos da infância, pode- se dizer que é um processo contínuo que se incentiva a criança aos cuidados com o corpo, a organização de seus materiais, acolaboração na organização da sala de atividade, a alimentação, inicio de hábitos saudáveis , a responsabilidade, a construção autônoma das atividades, exposições de idéias e pensamentos, a autonomia deve fazer parte dos objetivos da educação infantil desde a primeira infância, levando-se em conta as características das fases de desenvolvimento em que a criança se encontra.

A autonomia eessencial a vida, pois é na educação infantil que se busca o desenvolvimento da capacidade de cada criança de realizar escolhas de cunho moral a partir de sua vontade própria.


2 DESENVOLVIMENTO

Pode - se perceber que o grande desafio para a escola é desenvolver nas crianças a capacidades individuais para trabalhar coletivamente, com o espírito critico, dialogando para coletar idéias e práticasem confrontos. Segundo Maragon (2008): “O ser humano nasce totalmente dependente do outro, que se responsabiliza pela sua sobrevivência física e também pelo processo de humanização, que inclui a fala, o ato de andar e a vida em sociedade”. O professor deve ter a capacidade de ouvir o outro e a si próprio nunca auto-reflexão, num ambiente humano e compreensivo assim construindo sujeitos autônomos eresponsáveis pelos seus atos.

Deve-se buscar, ao definir o que seria a autonomia uma forma de melhorar a educação infantil, de melhorar as relações existentes no contexto escolar, de pensar no papel da escola e do professor, na formação da criança de abolir o abuso da autoridade, que virou autoritarismo e afeta as relações dentro da escola.

Pode -se dizer que atualmente ao falarmos deautonomia nos deparamos em outros temas como a heteronomia e a autoridade, já que a escola e conseqüentemente o professor tem assumido outras tarefas sem ser o de ensinar. Cada vez mais o professor assumi a função de educar as crianças em todos os sentidos, no entanto ao mesmo tempo em que a escola e o professor assumem essas responsabilidades a eles delegadas pela sociedade em geral, eles sãodesacreditados, seu trabalho e posto em xeque e novas ações são imposta na tentativa de melhorar a qualidade da educação, sem que os maiores interessados sejam consultados.

2.1 COMO O PROFESSOR FAZ AUTONOMIA DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR

Na educação o professor deve desempenhar o papel de liberdade, mas também que compreenda como necessária ao desenvolvimento de prática educacionais mais efetivas,ou seja, visto que os sentidos e significados atribuídos a ela interferem em sua maneira de agir. Entendemos , assim, que não basta a escola ou a educação abrir espaços de atuação dos sujeitos – alunos e professores, por exemplo, é preciso que se forme para a autonomia, que se promovam mediações capazes de favorecer a conscientização do que se faz e do porque se faz.
O professor tem de estar...
tracking img