Autoestima na terceira idade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1842 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
“AUTOESTIMA NA TERCEIRA IDADE”

..
1- INTRODUÇÃO

“Autoestima na terceira idade” grupo Viva Vida da cidade de Faxinal, foi o tema escolhido por nos, para a nossa pesquisa de campo, tendo como objetivo central, a autoestima na pessoa idosa. Dando importância de que sem autoestima não chegaremos lugar algum nem mesmo a terceira idade. Estaremos propondo uma valorização à vida e dando ênfase àterceira idade,
Segundo o IBGE, no Brasil, a proporção de pessoas da terceira idade vem crescendo mais rapidamente que a proporção de crianças. Em 1980, para cada 100 crianças, existiam 16 idosos. Vinte anos depois, essa relação praticamente já havia dobrado, numa proporção de 30 idosos para cada grupo de 100 crianças. De acordo com o instituto, esse crescimento se deve à soma de dois fatores: aqueda da taxa de fecundidade e o aumento da longevidade da população.
Para se ter uma idéia, de acordo com o IBGE, em 1991 havia 13.865 centenários no Brasil. Em 2000, o número de pessoas com cem anos ou mais chegou a 24.576, o que representa um aumento de 77%.
Onde já e do conhecimento de todos que não tão longe no tempo, nossa população será constituída na maior parte de pessoasidosas, visto que casais modernos já não mais têm interesses em construírem famílias numerosas, como no tempo de nossos avos. Tendo assim como objetivo o aumento da autoestima de nossos idosos, para não deixarem de sonhar e continuarem a viver com dignidade e com autoestima no pico mais alto que puderem.
Continuando assim a fazerem parte de uma sociedade, onde só o cidadão que serespeita tem seu valor, apesar de ser um cidadão de direitos, muitas das vezes esquecidos por esta mesma “sociedade”.
Segundo o secretário-adjunto de Direitos Humanos, Mário Mamede, destaca a importância de a maior expectativa de vida da população vir acompanhada de melhor qualidade de vida, principalmente dos idosos pertencentes às camadas mais carentes. De acordo com o Mamede, o Estatuto do Idosoentrou em vigor justamente com esse propósito, o de garantir plena cidadania à população idosa. A lei é um instrumento formidável para permitir que a sociedade se conscientize da necessidade de garantir aos idosos políticas públicas e, sobretudo, respeito e dignidade. É também um instrumento para os idosos cobrarem os direitos que eles detêm e que não podem ser subtraídos.
No entanto, aindasegundo Mamede, é preciso mais tempo para que o estatuto se implemente, de fato. Uma lei não se implementa sem que a população se apodere de seu conteúdo. A sua materialização efetiva na vida das pessoas vai se fazer com mobilização social, com a cobrança da população, depois que o próprio idoso tiver consciência de seus direitos como cidadão pleno.
2- Delimitação e formulação do ProblemaA maioria dos idosos que encontramos hoje em dia são pessoas que já tem em sua face às marcas de lutas constantes, por uma sobrevivência em um pais, onde sabemos que tem até Estatuto do Idoso, onde rezam todos os seus direitos,mas que na pratica poucos vão a seu encontro, ou fazem valer seus direitos, por estarem com a autoestima bem abaixo de seus pés. Perdeu a esperança de uma vida melhor emuma da melhor fase de sua vida, a terceira idade. Estes mesmos idosos se encontram recebendo seus benefícios e tendo que sustentar genros, noras, filhos até mesmo netos que ficam sobre seus cuidados, pagando pensões alimentícias por filhos que deveriam estar dando assistência a seus pais, mas continuam sendo assistidos por conta de um desemprego, vícios, separações e outras coisas que só mesmoquem vive estas situações descreveriam com mais detalhes e minúcias.
Onde fica o idoso neste processo de obrigações repetidas, que por eles já foram vivenciados, tendo que revive-las, sem o mesmo vigor, pois suas condições físicas e psicológicas já não são como dantes. Nesta etapa os idosos começam a se deprimir, a se diminuir psicologicamente, achando que o erro foi deles e trazem...
tracking img