Arteterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1186 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo estimular, por meio da reflexão, a autoestima. O estudo será feito com 10 participantes do sexo feminino da terceira idade, alunas de hidroginástica do CENAPE no Centro Universitário Adventista de São Paulo. Utilizaremos para essa reflexão o método de arteterapia relacionado com moda, fotografia e interação por meio de diálogos e dinâmicas de grupo.Espera-se que a partir dessa intervenção obtenha-se aumento da autoestima e autoconfiança das participantes.

INTRODUÇÃO

O ser humano luta pela capacidade de envelhecer e de viver cada vez mais, porém não sabe como administrar a velhice e não tem certeza se realmente a almeja, pois ela sempre vem associada à ideia de doença, dor, dependência e vergonha da fragilidade, atingindo cada indivíduoque passa a sentir-se solitário diante da trajetória que precisa trilhar nesta fase da vida. Culturalmente há coisas para jovens e coisas para velhos. É como se as grandes emoções do ser humano só fosse permitidas aos jovens.
Diferentemente do passado, onde as famílias apresentavam uma considerável estabilidade, grande parte da população viviam no campo, as cidades não eram tão grandes, omercado de trabalho não era tão competitivo, as mulheres não necessitavam trabalhar fora, pois o homem sustentava a casa, os grupos familiares eram maiores e comportavam mais pessoas e os idosos ocupavam um lugar de sabedoria e de respeito dentro das vidas das pessoas. Atualmente o idoso ocupa um lugar que é, na maior parte das vezes, o lugar do esquecimento.
Em países como o nosso, muitos idososestão isolados, vivendo sós ou em abrigos e instituições. Em muitas situações, mesmo vivendo em ambiente familiar, podem estar sofrendo com a solidão. Sabe-se que quanto mais avançada a idade da pessoa maior o desafio de manter a autoestima, pois devido às limitações, o idoso busca o isolamento, facilitando a depressão. Essa baixa estima dos idosos é caracterizada pela visão que a sociedade e atémesmo os idosos tem desta fase da vida, como sendo improdutiva, cheia de perdas, abandonos e dependência do outro, confundindo o processo de decadência das funções biológicas do homem ocorridas na terceira idade.
A inserção do idoso na arteterapia cria oportunidade de relacionamentos e desenvolvimento de atividades que ajudam o resgate da autoestima, da descoberta de potencialidades ocultas,liberação da emoção, valorização perante si mesmo, deixando-se privilegiar e abandonando os rótulos já que a meta é ajudar o outro, tendo como objetivo melhorar a qualidade de vida para a terceira idade nas mudanças psíquicas e no comportamento. Ela oferece inúmeros materiais para que o indivíduo possa se sentir livre na escolha do que lhe parece mais apropriado, servindo para despertar suacriatividade, desbloqueando e transmitindo as informações do inconsciente.
É importante destacar que a criatividade faz parte da natureza do indivíduo, para sua própria realização da direção dos seus caminhos e satisfação de suas necessidades emocionais. Cada indivíduo deve procurar uma das formas que ele melhor se adapta facilitando seu desenvolvimento e realização.
Nosso objetivo com esse trabalho érelembrar que as mulheres que estão na terceira idade não precisam de muito para sentir-se bem, atraentes e bonitas para elas mesmas. A velhice não pode ser vista como término, mas como um recomeçar com características e valores próprios. É uma nova forma de olhar o mundo e entender que apesar da idade, elas ainda estão vivas e merecem ter bons momentos de alegria.

METODOLOGIA

ParticipantesParticiparão desse estudo 10 mulheres, na terceira idade, que fazem aula de hidroginástica no CENAPE, UNASP – SP, residentes na cidade de São Paulo-SP.

Instrumentos

Serão utilizados os seguintes materiais: caixa de sapato, espelho, câmera fotográfica, aparelho de som, tapete, papéis, canetas, computador e data show.

Procedimentos

Os quatro encontros programados serão destinados ao...
tracking img