Autista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5142 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TATIANE GOMES DOS SANTOS

CURSO DE PEDAGOGIA

DEFINIÇÃO DE AUTISMO



A síndrome do autismo pode ser encontrada em todo o mundo e em famílias de qualquer configuração racial, étnica e social. Não se conseguiu até agora provar nenhuma causa psicológica, ou no meio ambiente destas pessoas que possa causar o transtorno.
Para Kanner (1997, p.38), “são autistas as crianças que tem inaptidãopara estabelecer relações   normais   com o outro; um   atraso na aquisição da linguagem e,
quando ela se desenvolve, uma incapacidade de lhe dar um valor de comunicação”.
Os sintomas, causados por disfunções físicas do cérebro, podem ser verificados pela anamnese ou presentes no exame ou entrevista com o indivíduo, estas características

são: Distúrbios no ritmo de aparecimento de habilidadesfísicas, sociais e lingüísticas; Reações anormais às sensações, ainda são observadas alterações na visão, audição, tato, dor, equilíbrio, olfato, gustação e maneira de manter o corpo; Fala ou linguagem ausentes ou atrasados. Certas áreas específicas do pensar, presentes ou não.
Atualmente Gaurderer (1997, p.27), afirma que: “(...) o autismo é uma doença grave, crônica, incapacitante quecompromete o desenvolvimento normal de uma criança (...), os pais tem que estarem atentos ao desenvolvimento de seus filhos”.
O autismo é uma incapacidade no desenvolvimento que se manifesta de maneira grave durante toda a vida. Cerca de cinco entre cada dez mil nascidos, é quatro vezes mais comum entre o sexo masculino que o feminino encontrado em todo o mundo e em famílias de qualquer configuraçãoracial, étnica e social.
São crianças de comportamento estranho que são incapazes de olhar as pessoas e isolam-se cada vez mais num mundo misterioso e impenetrável.
Para Araújo (2000, p.16), “são chamadas autistas as crianças que tem inaptidão para estabelecer relações normais com o outro, um atraso na aquisição da linguagem, uma incapacidade de lhe dar um valor de comunicação”.
A essa definição, sejunta o conceito discutido por Mello (2000, p.39), afirmando que o autismo consiste em: “Uma síndrome formada por um conjunto de alterações do comportamento que embora não sejam exclusivas, constituem uma constelação clínica, não integralmente reproduzindo em nenhuma outra doença”.
Em

ambas as definições notam-se a complexidade dos sintomas incidindo e comprometendo o desenvolvimento dacriança em todas as áreas: social, psicológica, biológica e lingüística.
Contudo, para Tustin (1995, p.10),
O autismo, literalmente, significa: Viver em termos do próprio eu, o que está de acordo com o fato, por demais constatados, de que uma criança em estado de autismo parece centrada em si mesma, já que pouco reage ou responde ao mundo que a rodeia. Mas paradoxalmente, uma criança nesse estado nãose dá conta, em verdade, do que o seu eu significa.

Dessas definições acima, pode-se identificar características relevantes e comuns para este estudo, como o fato da síndrome estar presente desde o nascimento;   referir-se   ao aparecimento de problemas de linguagens e de aparecer
nos três primeiros anos de vida.
O autismo já foi visto e estudado através de diferentes áreas, afim de, sechegar a um diagnóstico, bem como conhecer as causas e as possibilidades de tratamento. A primeira tida inicialmente como um distúrbio psiquiátrico, em seguida constatamos que a síndrome passou a ser tratada como um problema psicológico e as literaturas mais atuais o Autismo está diretamente relacionado à parte neurológica.






É POSSÍVEL EDUCAR O ALTISTA TGD?




Sim . desdequando se tenha uma metodologia adequada para atender esse tipo de necessidades especiais .

Atividades, formação do professor para essa especialidade e material didático adequado.

















































DOCUMENTOS REFERENCIAIS

Lei de Autismo do Estado da Paraíba é base para texto de lei federal...
tracking img