Determinação do anticorpo anti-dsdna em doentes com suspeita de lúpus: comparação de dois métodos

2191 palavras 9 páginas
Titulo:

Determinação do anticorpo anti-dsDNA em doentes com suspeita de Lúpus: comparação de dois métodos
Guerra M.D (1,2)
1 - Laboratório de Patologia Clínica do Hospital Santo André, SA
2 – Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra

Resumo

O Lúpus Eritematoso Sistémico é uma patologia autoimune, complexa e multifactorial, de percurso clínico variável e de prognóstico imprevisível.
O anticorpo anti-dsDNA é um dos marcadores de eleição na suspeita e diagnóstico do Lúpus, sendo a sua determinação um dos 11 critérios de diagnóstico preconizado pelo Colégio Americano de Reumatologia.
A detecção e caracterização destes anticorpos antinucleares constituem a primeira etapa de diagnóstico de uma doença sistémica autoimune.
Neste estudo pertende-se determinar a presença de anticorpos anti-dsDNA em doentes com suspeita de Lúpus por comparação de métodos.
O estudo englobou 66 indivíduos da consulta de doenças autoimunes com suspeita de Lúpus, do Hospital Santo André, SA.
Na pesquisa de anticorpo anti-dsDNA foram utilizados os métodos ELISA e EliA™. Na confirmação da doença seguiu-se a decisão clínica, obtida por consulta aos processos clínicos individuais.
Os nossos resultados evidenciaram uma especificidade de 100% para os dois métodos, ELISA e EliA™ e uma sensibilidade de 90% e 79,6 %, respectivamente.
Não nos parece que qualquer um dos dois métodos em estudo possa ser substituído pelo outro uma vez que, embora a especificidade seja igual, a sensibilidade mostra-se diferente.

Palavra chaves: anticorpo anti-dsDNA, Lúpus, ELISA e EliA™

Introdução
O Lúpus Eritematoso Sistémico (LES) é uma doença autoimune crónica de etiologia desconhecida. A patogenia é complexa e multifactorial, de percurso clínico variável e de prognóstico imprevisível (1,2,3). São as mulheres as mais afectadas pela doença, nove em cada dez doentes com Lúpus são do sexo feminino. Embora o LES possa ocorrer em qualquer idade, é mais frequente entre os 20 e 45 anos, com

Relacionados

  • Manual De Coleta Cesar Garcia
    20232 palavras | 81 páginas
  • manual de exames
    50075 palavras | 201 páginas