Autismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Síndrome
do Autismo
Erika Martins Leite Ciências Biológicas - UFMS

O que é...
 Transtornos Globais do desenvolvimento?
 Segundo o DSM-IV-TR, os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) caracterizam-se por um comprometimento grave e global em diversas áreas do desenvolvimento: habilidades de interação social recíproca, habilidades de comunicação ou presença de estereotipias decomportamento, interesses e atividades. Os prejuízos qualitativos que definem estas condições representam um desvio acentuado em relação ao nível de desenvolvimento ou idade mental do indivíduo.

 Autismo?
 O Autismo é uma síndrome de etiologia orgânica, caracterizado como um transtorno global do desenvolvimento definido por alterações presentes antes dos três anos de idade e que se caracteriza poralterações qualitativas na comunicação, na interação social e no uso da imaginação.

As várias definições de Autismo:
 Para a ASA-Associação Americana de Autismo, o Autismo é uma inadequacidade no desenvolvimento que se manifesta de maneira grave por toda a vida. É incapacitante e aparece tipicamente nos três primeiros anos de vida. Acomete cerca de 20 entre cada 10 mil nascidos e é quatrovezes mais comum no sexo masculino do que no feminino. É encontrado em todo o mundo e em famílias de qualquer configuração racial, étnica e social. Não se conseguiu até agora provar qualquer causa psicológica no meio ambiente dessas crianças, que possa causar a doença.  Segundo o DSM-IV-TR (2002) – Manual de Diagnostico e Estatística das Perturbações Mentais o transtorno autista consiste napresença de um desenvolvimento comprometido ou acentuadamente anormal da interação social e da comunicação e um repertório muito restrito de atividades e interesses.

 Conforme a CID-10 - Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde o Autismo é um transtorno global do desenvolvimento caracterizado por:  um desenvolvimento anormal ou alterado, manifestado antesda idade de três anos,  apresenta uma perturbação característica do funcionamento em cada um dos três domínios seguintes: interações sociais, comunicação, comportamento focalizado e repetitivo.

Histórico
 O termo autismo vem do grego “autós” que significa “de si mesmo”.  Em 1906 Plouller introduziu o termo autista na literatura psiquiátrica  Eugène Bleuler, em 1911, utilizou o termoautístico para descrever o mundo interno do esquizofrênico. Segundo Bleuler, o doente ao ser acometido pela afecção, a dissociação mental, cria um mundo fantasioso próprio que passa a ser a realidade na qual ele vive. O autor denominou por “pensamento autístico” o mundo interno do esquizofrênico preenchido por fantasias, alucinações e delírios.  Em 1943, o psiquiatra americano Leo Kanner, descreveu umgrupo de onze casos clínicos de crianças em sua publicação intitulada “Distúrbios Autísticos do Contato Afetivo”. As crianças investigadas por Kanner apresentavam inabilidade para se relacionarem com outras pessoas e situações desde o início da vida (extremo isolamento), falha no uso da linguagem para comunicação e desejo obsessivo ansioso para a manutenção da mesmice.  Segundo Kanner, o autismoera causado por pais altamente intelectualizados, pessoas emocionalmente frias e com pouco interesse nas relações humanas da criança.

 Nos anos 1950 e 1960, o psicólogo Bruno Bettelheim afirmou que a causa do autismo seria a indiferença da mãe, que denominou de "mãe-geladeira'". Nos anos 1970 essa teoria foi rejeitada e passouse a pesquisar as causas do autismo. Hoje, sabe-se que o autismoestá ligado a causas genéticas.  As descobertas mais recentes revelam que alterações no gene chamado CDH10, que é responsável por áreas justamente as regiões ligadas à linguagem e aos relacionamentos sociais, são muito comuns entre crianças com autismo

Características:
 O Autismo pode ocorrer isoladamente ou em associação com outros distúrbios que afetam o funcionamento do cérebro, tais...
tracking img