Autismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2383 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
autismo





RESUMO
O desenvolvimento psicossocial do ser humano ocorre, naturalmente, desde a mais tenra idade, iniciando-se a partir do vínculo materno e produzindo através do contato diário com a mãe ou com aqueles que o cercam, experiências diversas que o levam a ter sensações de confiança, bem estar, amor ou sensações inversas das citadas, que muito contribuirão para a formação dapessoa. Pessoas com autismo, em geral, reagem de forma diferente. Falta-lhes a discriminação emocional, a empatia com o outro e a manifestação do desejo por algo. Percebe-se o desinteresse e falta de iniciativa desses bebês, diante de móbiles pendurados ou outros objetos colocados em seus berços. Normalmente, por volta dos quatro aos oito meses de idade, a criança já demonstra o desejo de alcançar oobjeto, pegar e trazê-lo consigo, levando-o à boca ou jogando-o ao chão.

Palavras-chave: Autismo; Síndrome; Distúrbio.

1 INTRODUÇÃO
Pessoas com autismo apresentam, desde cedo, um distúrbio severo do desenvolvimento, principalmente, relacionado a sua comunicação e interação social. Mas, por outro lado, podem apresentar incríveis habilidades motoras, musicais, de memória e outras, quemuitas vezes, não estão de acordo com sua idade cronológica, apresentando-se bem mais adiantada do que deveriam estar.
O Autismo é um distúrbio do desenvolvimento humano que vem sendo estudado pela ciência há seis décadas, mas sobre o qual ainda permanecem dentro do próprio âmbito da ciência divergências e grandes questões por responder.
Há 20 anos, quando surgiu a primeira associaçãopara o Autismo no país, o Autismo era conhecido por um grupo muito pequeno de pessoas, entre elas poucos médicos, alguns profissionais da área de saúde e alguns pais que haviam sido surpreendidos com o diagnóstico de Autismo para seus filhos.
Atualmente, embora o Autismo seja bem mais conhecido, tendo inclusive sido tema de vários filmes de sucesso, ele ainda surpreende pela diversidade decaracterísticas que pode apresentar e pelo fato de na maioria das vezes a criança autista ter uma aparência totalmente normal.

2 AUTISMO
A cultura se refere a padrões compartilhados do comportamento humano. As normas culturais afetam a maneira que as pessoas pensam, comem, se vestem, trabalham, a compreensão de fenômenos naturais, a forma de usar o tempo de lazer, de se comunicar eoutros aspectos fundamentais das interações humanas.
As culturas apresentam ampla diversidade quanto a estes aspectos, de forma que as pessoas em um grupo podem, às vezes, de uma cultura para outra, percebê-los como incompreensíveis ou muito estranhos. A cultura no senso estritamente antropológico é passada de uma geração para outra; as pessoas pensam, sentem e se comportam de certa formaporque outras em sua cultura as ensinaram.
O autismo, obviamente não é verdadeiramente uma cultura; é um transtorno de desenvolvimento causado por uma disfunção neurológica. Entretanto, o autismo, também afeta a maneira que pessoas se alimentam, se vestem, usam seu tempo de lazer, entendem seu mundo, se comunicam, etc. Conseqüentemente, de alguma forma, o autismo funciona como uma cultura, sob aperspectiva de que ele produz padrões de comportamento característicos e previsíveis nas pessoas sob esta condição.
O papel do professor de um aluno com autismo é semelhante ao intérprete transcultural: alguém que entende ambas as culturas e é capaz de traduzir as expectativas e procedimentos de um ambiente não-autístico para o aluno com autismo. Desta forma, para ensinar um aluno comautismo, devemos entender muito bem a sua cultura e os pontos fortes e os déficits associados a esta.
O autismo é um transtorno de desenvolvimento caracterizado por dificuldades e anormalidades em várias áreas: habilidades de comunicação, relacionamento social, funcionamento cognitivo, processamento sensorial e comportamento. Aproximadamente de 10 a 15% de pessoas com autismo tem inteligência...
tracking img