Autismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5336 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE NILTON LINS
CURSO DE PSICOLOGIA













AUTISMO:
AUTISMO E INTERVENÇÕES PSICOTERAPÊUTICAS
























MANAUS
2012



JAQUELINE PINTO FERREIRA











AUTISMO:
AUTISMO E INTERVENÇÕES PSICOTERAPÊUTICAS
























MANAUS
2012
PROJETO DE PESQUISA


1 TEMA

Autismo2 DELIMITAÇÃO DO TEMA

Autismo e Intervenções Psicoterapêuticas

3 OBJETIVOS

3.1 Geral

Proporcionar um estudo investigativo sobre autismo, possibilitando maior compreensão a cerca deste transtorno, bem como conhecer as contribuições da Psicologia no trato e cuidados com autista(Tratamentos Psicoterapêuticos Disponíveis).

3.2 Específicos

• Caracterizar o Autismo do ponto devista: Psicanalítico, Afetivo, Neuropsicológico.
• Pesquisar aspectos sociais e cognitivos na área do autismo
• Compreender sintomas que caracterizam a manifestação do autismo
• Investigar diversos métodos de intervenção , tratamentos psicoterapêuticos.





4 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
É necessário que a sociedade, tenha maior compreensão a respeito desta patologia para que saiba lidar coma pessoa autista, desmistificando a ideia de que pessoas autistas vivem em seu mundo próprio, sem interação com o ambiente; quando se fala em uma pessoa autista geralmente se pensa em uma pessoa retardada ou que sabe poucas palavras (ou até mesmo que não sabe alguma). Problemas na inteligência geral ou no desenvolvimento de linguagem, em alguns casos, pode realmente presentes, nem todos são assim.Na verdade, alguns indivíduos com autismo possuem inteligência acima da média. Por esta razão, surge o questionamento de que o autismo é uma demência, o autista pode ser inserido na sociedade, a sociedade hostiliza o individuo autista, e ha pouco conhecimento a respeito das técnicas de tratamento psicoterapêutico.

5 QUESTOES NORTEADORAS

• O que é o autismo?
• Como a família poderá ajudarquando a criança é diagnosticada com autismo?
• Como o profissional da psicologia poderá ajudar no tratamento do autismo.

6 JUSTIFICATIVA

FACA UMA JUSTIFICATIVA DESTE TEMA

7 EMBASAMENTO TÉORICO

7.1 Teoria de base

FALE DE ONDE TIROU BASE PARA ESTE TEMA AUTORES, ETC





7.2 Revisão da literatura
7.2.1 Autismo
O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É umaalteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização (estabelecer relacionamentos) e de comportamento (responder apropriadamente ao ambiente — segundo as normas que regulam essas respostas). Esta desordem faz parte de um grupo de síndromes chamado transtorno global do desenvolvimento (TGD), também conhecido como transtorno invasivo do desenvolvimento (TID). Mais recentementecunhou-se o termo Transtorno do Espectro Autista (TEA) para englobar o Autismo, a Síndrome de Asperger e o Transtorno Global do Desenvolvimento Sem Outra Especificação (Schwartzman, 2010).
O transtorno Autista consiste na presença de um desenvolvimento comprometido ou acentuadamente anormal da interação social e da comunicação e um repertório muito restrito de atividades e interesses, DSM-IV(2002),. De acordo com o CID-10 (2000), O Autismo Infantil: Transtorno global do desenvolvimento caracterizado por: Desenvolvimento anormal ou alterado, manifestado antes da idade de três anos, apresentando uma perturbação característica do funcionamento em cada um dos três domínios: Interações sociais, comunicação, comportamento focalizado e repetitivo. Este transtorno é acompanhado de numerosasmanifestações inespecíficas, como: fobias, perturbações de sono ou de alimentação, crise de birra ou agressividade (Schwartzman, 2010).
O autismo é uma inadequacidade no desenvolvimento que se manifesta de maneira grave por toda vida. É incapacitante e aparece tipicamente nos três primeiros anos de vida. Acomete cerca de 20 entre cada 10 mil nascidos e é quatro vezes mais comum no sexo masculino do...
tracking img