Recusos humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1527 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitulo I - INTRODUÇÃO

1.1. Apresentaçao do Tema
Seleção de Pessoal é uma das ferramentas mais importantes para a empresa. Considerando que o momento da seleção de Recursos Humanos é decisivo para a empresa, tendo em vista ser o instante em que ela deve decidir quem são as pessoas que irão compô-la, surge um grande dilema que tem atormentado os gerentes de Recursos Humanos, que ésaber como encontrar a pessoa certa para o cargo certo.

Naturalmente, sabe-se que as pessoas são diferentes umas das outras, tanto físicas (peso, sexo, estatura, audição, visão) como psicológicas (inteligência, caráter, temperamento, sensibilidade, criatividade); daí haver a necessidade de buscar aquele indivíduo que melhor venha a adequar-se às finalidades da organização.

O processo de seleçãode pessoas vem logo após o recrutamento, com o objetivo principal: escolha dos candidatos recrutados, ou seja, aqueles selecionados foram os que estiveram condições de ocupar o cargo oferecido pela organização.

No contexto sócio-econômico em que as empresas estão atualmente inseridas, onde a competitividade tem sido cada vez mais acirrada, a procura por bons profissionais por meio da seleção deRecursos Humanos tem-se tornado preponderante para que as empresas se tornem mais competitivas e eficazes no mercado. Antes a seleção era uma decisão sem importância, em que o empregador admitia candidatos aleatoriamente e sem nenhum critério de seleção.

O método de análise e descrição centralizado exclusivamente no cargo pode ser falho, por descrever a natureza do mesmo conforme é constituídonormalmente, desconsiderando as pessoas que o ocupam. No decorrer dessa fase há ainda um agravante que contribui para o insucesso, que se configura por estar passível ao erro do julgamento humano, quer pela classificação de tarefas do cargo em excesso, ou pela escassez.

Outro problema bastante comum na seleção é analisar o comportamento dos indivíduos, durante a análise do cargo, sem ter umadefinição clara a respeito das qualificações profissionais necessárias à execução do trabalho. Sendo mais específico, não se devem formar impressões precipitadas e, aparentemente visíveis, das qualidades que o candidato necessita possuir para o preenchimento do cargo.

O presente trabalho versa sobre os Recursos Humanos ( que e uma mais valia de qualquer organizaçao).
O Objectivo do trabalhovisa a uma investigaçao num contexto geral em analisar os coceitos de Recursos Humanos e seus componentes.
Este trabalho foi estruturado em tres capitilos. No primeiro, fez uma perspectiva rapida do ambito da investigaçao. O segundo capititulo apresenta a visao de varios actores do tema e desenvolvimento dos seus componentes, e no ultimo apresenta as conclusoes e recomendaçoes.

Capitulo II :Revisao Bibliografica
2.1. Conceito de Recursos Humanos
A Administraçao de Recursos Humanos é uma especialidade que surgiu a partir do crescimento e da complexidade das tarefas organizacionais. Suas origens remontam ao inicio do século XX, após o forte impacto da Revolução Industrial, com a denominação inicial de Relações Industriais, que era uma atividade mediadora entre as organizações e aspessoas com o objetivo de reduzir os conflitos existentes entre os objetivos organizacionais e os objetivos individuais das pessoas.
Posteriormente, a partir de 1950, o conceito de Relações Industriais foi ampliado e passou a ser tratado por Administração de Pessoal visto que seu objetivo não era apenas a de intermediar conflitos, mas, sobretudo, administrar as pessoas de acordo com a legislaçãotrabalhista vigente.
A partir da década de 70, surgiu o conceito Recursos Humanos (ARH), onde as pessoas passaram a ser consideradas o recurso fundamental para o sucesso organizacional, porém essa concepção ainda sofria da miopia de visualizar as pessoas como recursos produtivos ou meros agentes passivos cujas atividades devem ser planejadas e controladas a partir das necessidades da organização....
tracking img