Autismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1095 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Autismo

Autismo, integra o elenco dos Transtornos Globais do Desenvolvimento, caracteriza-se por um transtorno definido por alterações presentes antes dos três anos de idade e que se caracteriza por alterações qualitativas na comunicação, na interação social e no uso da imaginação.( Fundamentação Legal: Portaria GM/MS nº1635/2002 e Portaria MS/SAS nº 303/1992).
Assistência ou Atendimento emReabilitação: Terapia realizada para reabilitar os pacientes no desenvolvimento de sua capacidade funcional dentro de suas limitações.
Programa de Reabilitação: O atendimento em caráter individual e intransferível, resultado das avaliações, e da capacidade adaptativa do paciente. É caracterizado pelo conjunto de ações, por especialidade, com objetivos qualitativos e quantitativos organizados pormetas e atividades a serem alcançadas,. Sendo que, o reingresso ou continuidade do referido programa, fica condicionado a emissão de novo Laudo da APAC, com as devidas justificativas, bem como, novos pacientes plausíveis para ingresso para tratamento de reabilitação(lista de espera),segundo critérios pré- estabelecidos, e a possibilidade de alta para usuários em tratamento de reabilitação por umperíodo superior à um ano.
Kanner (apud BATISTA & BOSA, 2002) descreveu o autismo como um “distúrbio do contato afetivo”,
Causa: Vários autores descreveram as crianças autistas de acordo com os aspectos da síndrome que lhes eram mais marcantes.
Na atualidade não tem um diagnóstico certo a respeito das causas e conseqüências do autismo, o que sobreleva é a hipótese de que a criança já nasceportadora do autismo, mas ainda não sabemos como e por que isso acontece. Há mais de 64 anos os estudiosos buscam por uma resposta melhor a respeito do conhecimento do autismo e de uma maneira eficaz para combater esse transtorno.
Atualmente, estudiosos descrevem o autismo como uma síndrome comportamental definida e com etiologias orgânicas, também definidas.
De acordo com a National Society forAutistic Children:
O autismo é uma inadequacidade no desenvolvimento que se manifesta de maneira grave por toda a vida. É incapacitante e aparece tipicamente nos três primeiros anos de vida. Acomete cerca de vinte entre cada dez mil nascidos e é quatro vezes mais comum entre meninos do que meninas. É encontrado em todo o mundo e em famílias de qualquer configuração social, étnica e racial. Não seconseguiu até agora provar nenhuma causa psicológica no meio ambiente destas crianças que possa causar a doença. (GAUDERER, 1993. p.22).
Já para a Organização Mundial de Saúde (1984):
Autismo é uma síndrome presente desde o nascimento e se manifesta invariavelmente antes dos 30 meses de idade. Caracteriza-se por respostas anormais a estímulos auditivos ou visuais e por problemas graves quanto àcompreensão da linguagem falada. A fala custa a aparecer, e quando isso acontece, nota-se ecolalia, uso inadequado dos pronomes, estrutura gramatical imatura, inabilidade de usar termos abstratos. Há também, em geral, uma incapacidade na utilização social, tanto na linguagem verbal como na corpórea. Ocorrem problemas muito graves de relacionamento social antes dos cinco anos de idade, comoincapacidade de desenvolver contato olho-a-olho, ligação social e jogos em grupos. O comportamento é usualmente ritualístico e pode incluir rotinas de vida anormais, resistência a mudanças, ligação a objetos estranhos e um padrão de brincar estereotipado. A capacidade para pensamento abstarto-simbólico ou para jogos imaginativos fica diminuída. A inteligência varia de muita subnormal, anormal ou acima. A“performance” é com freqüência melhor em tarefas que requerem memória simples ou habilidade viso-espacial, comparando-se com aquelas que requerem capacidade simbólica ou lingüística. (GAUDERER, 1993. p. 27).
Segundo o Dr. Drauzio Varella, em entrevista a um neuropediatra, o autismo nada mais é do que um tipo de comportamento que se caracteriza por três aspectos fundamentais:
- São crianças que...
tracking img