Autismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (742 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do artigo “Atenção Compartilhada e identificação precoce do Autismo”

DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO


Abordar a comunicação primeiramente requer a elucidação de seu conceito. Frente aoconsenso ausente do termo, seus elementos são tratados em termos de transferência de informação e de intencionalidade. Tem recebido maior destaque o papel do comportamento verbal e não verbal no atocomunicativo em seu contexto social de ocorrência. Este enfoque propicia a pesquisa de questões pertinentes sobre o desenvolvimento da interação social, comunicação intencional e aquisição de linguagem e decomo tais aspectos se relacionam entre si.
De modo geral, o comportamento sócio-comunicativo tem sido entendido como resultado da interação de fatores genéticos e ambientais. Dentro desseprincípio, o desenvolvimento das habilidades sociais e cognitivas resulta da maturação de capacidades inatas associada à interação com o meio, aperfeicoando-se nas fases diádica e triádica da comunicação.
Nafase diádica o olhar e as expressões afetivas do bebê são seletivamente dirigidos e integrados ao comportamento social das pessoas. A comunicação envolve interação face-a-face e as trocas afetivasentre o bebê e seus cuidadores precedem a atividade gestual.
Surgindo no segundo semestre de vida do bebê, na fase triádica da comunicação predomina gestos e vocalizações para pedir, rejeitar ecomentar. Neste ínterim, a expressão afetiva torna-se mais complexa auxiliando sua interação com o meio. Ainda dentro desta fase, destacam-se três categorias de comportamentos:

* Afiliação: uso decomportamentos não verbais e de objetos para eliciar e manter o foco de atenção no próprio self;
* Regulação: comportamentos de pedido para buscar assistência quanto à aquisição de objetos ouexecução de tarefas e;
* Atenção compartilhada: coordenação da atenção entre “parceiros sociais” com fins de compartilhamento da experiência com objetos/eventos.

De modo mais especifico, a...
tracking img