Resumo: little, john & stephen, w. teoria da informação. in: fundamentos teóricos da comunicação humana. rio de janeiro: guanabara, 197-. p.152-161.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (904 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo: LITTLE, John & STEPHEN, W. Teoria da Informação. In: Fundamentos Teóricos da Comunicação Humana. Rio de Janeiro: Guanabara, 197-. P.152-161.


Teoria da Informação:
Neste texto os autoresbuscam compreender o que chamam de quarto processo básico da comunicação, a informação. Definem os princípios da teoria da informação através da afirmação “as mensagens fornecem informação”.
Ateoria da informação se concentra em medir as informações, sendo um estudo quantitativo da informação em mensagens e do fluxo de informação entre emissores e receptores. Tem maior aplicação em áreas emque é necessária uma medição constante de grandes quantidades de informação, a fim de facilitar a manipulação desta. Em áreas que trabalham com a organização de ocorrências, percebendo que organização éuma questão de probabilidade, como a física e a engenharia.

Conceitos básicos:
Entropia: ausência de organização numa determinada situação. A presença da entropia não permite que se preveja o queacontecera a seguir. Entropia é imprevisibilidade. “A entropia existente na situação causa alguma incerteza”.
Informação: é uma medida de incerteza ou entropia numa situação. Quanto maior for aincerteza, maior será a informação. Quando uma situação é completamente previsível, nenhuma informação esta presente. Informação é a quantidade de incerteza na situação. Informação como uma função donumero de mensagens necessárias para reduzir completamente a incerteza da situação. Diminui a área de incerteza de um evento.
Ou seja, a informação só existe em situações onde a entropia estápresente!!!!
Bit: unidade de informação. É uma unidade usada para contar alternativas.
Redundância: a redundância é o inverso da entropia relativa. É o grau de previsibilidade numa situação ou mensagem. É aproporção de uma situação que é previsível. É uma medida de certeza. Se é previsível é redundante.
Entropia relativa: é a proporção de entropia presente, em relação à máxima quantidade possível. (a...
tracking img