Autismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3967 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
| INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS EDUCATIVAS |

MESTRADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL – DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)

DOCENTE: Rui fernandes



Mestrandas:
* Ana Jael Gonçalves
* Cláudia Pires
* Maria Inês Garcia
* Susana Araújo

Odivelas, 23 de Julho de 2011

ÍNDICE

1. Introdução: 3
2. Breve historial do aluno 4
3.Caracterização do Autismo 6
4. Descrição das actividades elaboradas 12
5. Bibliografia 14
Anexos 15
5.1 Currículo Específico Individual do João 15
5.2 Orientações e Metodologias / Estratégias 21

Introdução:
Este trabalho tem como principal objectivo apresentar algumas actividades/materiais, por nós elaborados, destinados a serem aplicados a um aluno com uma Perturbação de EspectroAutista de modo a contribuir para a concretização de alguns objectivos previstos no seu Currículo Específico Individual, tais como: adquirir autonomia no vestir e despir; adquirir o domínio das condutas da alimentação; adquirir as normas básicas para a higiene e segurança pessoal; desenvolver a capacidade de retenção de conhecimentos; estimular o desenvolvimento da atenção/concentração; promover asocialização com o professor; promover o desenvolvimento das capacidades cognitivas e favorecer a aquisição de competências de autonomia.
Desta forma, ao longo do presente trabalho, começaremos por apresentar uma breve caracterização da problemática do aluno, procedendo à caracterização da sua Necessidade Educativa Especial – Autismo (DSM IV TR - F.84.0 – 299.00), com alteração grave decomportamento. Em seguida, apresentaremos as actividades por nós elaboradas para aplicar a este aluno.
Por fim, apresentaremos o seu Currículo Específico Individual.


Breve historial do aluno
Para a elaboração das nossas actividades, referenciámos o aluno João Manuel Monteiro, nascido a 15/12/2003, na Maternidade Alfredo da Costa às 38 semanas, de parto por cesariana e de uma gravidez de alto risco,não planeada, mas vigiada e tem tido acompanhamento médico desde o seu nascimento. Esta criança é portadora de uma Perturbação no Espectro do Autismo, com alteração grave de comportamento.
Era um bebé calmo que dormia e comia bem, tendo adquirido a marcha autónoma aos 18 meses.
Aos 2 anos de idade, o facto de a linguagem não se desenvolver, preocupou os pais e os avós que se dirigiram ao médicoque o seguia e foram pedidos exames de despiste auditivo. Os resultados apontaram para perda auditiva. Posteriormente, foi encaminhado para a consulta de desenvolvimento do Hospital D. Estefânia onde foram repetidos os exames auditivos (resultados dentro da norma) e outros exames de despiste médico. Em resultado desta consulta – Pediatria do Desenvolvimento – o diagnóstico obtido, cerca dos 2anos e meio foi de “autismo”.
A criança passou a ser seguida nas consultas da APPDA – Lisboa (Associação Portuguesa para as Perturbações Do Desenvolvimento e Autismo).
Em 2005 foi encaminhado pela consulta de desenvolvimento para o Centro de Estudo e Apoio à Criança e à Família e conforme declaração médica, a criança apresentava um atraso global do desenvolvimento psicomotor e alteração docomportamento. (13/11/2006 – 1ª avaliação efectuada à criança). Foi avaliado nesta altura pelo teste CARS cujos resultados foram compatíveis com autismo grave.
A criança encontra-se no seu próprio mundo. Assim, não interage com os seus pares, não comunica oralmente e nos momentos de solidão, alheia-se do mundo real, olhando no vazio. Necessita, ainda, de ajuda total no banho, lavar os dentes e novestir. Não tem, ainda, controle de esfíncteres adquirido. Revela alguma autonomia a nível das refeições, conseguindo já utilizar pelo menos um dos talheres, bebe por um copo sem entornar, começa a ajudar no despir-se e, normalmente, dorme uma noite inteira.
Conseguiu adquirir alguma facilidade noutras actividades: encaixa legos grandes, realiza diversos jogos de encaixes, reconhece as cores...
tracking img