Autismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2983 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Da Educação especial à Educação inclusiva: novos rumos, novas propostas.

Este capítulo tem o propósito de realizar um apanhado geral acerca do histórico da Educação Especial, especialmente no Brasil, até o desenvolvimento da proposta de inclusão escolar, para isso resgataremos os diferentes momentos vivenciados na história da Educação especial, acontecimentos e fatos que influenciaram naprática do cotidiano escolar, além das conquistas alcançadas ao longo dos séculos.

Historicamente foi a partir do final do século XVIII e início do século XVX que nos países da Europa e América do Norte se desenvolveu a Educação Especial, inicialmente foi marcada pela marginalização e negligência em relação às pessoas com deficiência, a falta de conhecimento da época muito contribui para queestas fossem ignoradas, perseguidas, abandonadas e até eliminadas por serem “diferentes”. Mas, foi principalmente na Europa que surgiram os primeiros movimentos pelo atendimento as pessoas com deficiência, refletindo em mudanças e novas condições, se concretizando em medidas educacionais que foram se expandindo para outros países, como os Estados Unidos, o Canadá e depois para outros, como no caso,o Brasil.

Foi com o médico Jean Marc Itard (1774-1883), no começo do século XIX que iniciou-se o atendimento educacional aos deficientes, ele desenvolveu as primeiras tentativas de educar uma crianças, chamado Vitor, e conhecido como “Selvagem de Aveyron”, Itard foi a primeira pessoa a usar métodos sistematizados para o ensino de deficientes e obteve êxitos, fazendo com que o meninocontrolasse suas ações e lesse algumas palavras. Assim, como Itard, Edward Seguin (1812-1880) desenvolveu técnicas para ajudar crianças deficientes mentais, sua técnica era neurofisiológica, ou seja, baseava-se na crença de que o sistema nervoso deficiente podia ser reeducado pelo treinamento motor e sensorial, ele desenvolveu amplos materiais didáticos, utilizando-se também das cores, música e outros meiosque pudessem motivar as crianças. Naõ muito diferente, Maria Montessori também desenvolveu um programa de treinamentos, baseado no uso sistemático e manipulação de objetos concretos, vale ressaltar que os métodos de Maria Montessori são até hoje utilizados nas escolas, beneficiando além das crianças deficientes, as não deficientes também.

Podemos dizer que estes estudiosos, como tanto outros,foram fundamentais nos avanços no atendimento educacional especializado, suas metodologias usadas para educar as pessoas que eram denominadas de “idiotas” tinham como objetivo a cura ou eliminação da deficiência através da educação, mas se estas não foram possíveis, vale dizer que ao longo dos anos estas técnicas proporcionaram muitas oportunidades educacionais para as pessoas com deficiência.Durante o passar dos séculos foram sendo criadas as instituições especializadas, criadas as escolas para cegos, surdos e deficientes mentais, entretanto, conforme Mazotta (2005) na ultima década do século XIX as escolas residências não eram mais consideradas apropriadas para a educação do deficiente. Elas passaram a ser vistas como instituições para tutela de crianças e adultos sem esperança devida independente e, portanto, sem possibilidade de educação.

Essas raízes históricas até hoje ainda influenciam algumas práticas na educação de pessoas deficientes. E com a compreensão da deficiência como uma construção histórica e interdependente, surgiu uma série de discussões sobre o que era deficiência e quem eram os deficientes e, portanto, quais práticas pedagógicas se faziamnecessárias.

Após fazer esta reconstrução histórica a nível mundial sobre o surgimento da Educação especial, nos focaremos no âmbito nacional, portanto, quando nos referimos a história da Educação especial no Brasil, é possível verificar que a evolução do atendimento educacional especial no Brasil ocorreu com características diferentes das observadas nos países europeus e norte-americanos. No País, a...
tracking img