Aula tema 03

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1618 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

























CAMPINAS 2012

Visão Sistêmica


É uma ferramenta que surgiu no século XX com uma nova visão de que vivemos em sistemas, onde é capaz de orientar a sociedade, a educação, a ciência e a tecnologia num novo ideal e desenvolvimento do mundo.
O Pensamento Sistêmico pode se dizer que é uma nova forma de percepção darealidade, onde objetos e seres vivos, ou seja, tudo esta interligado e são interdependentes mesmo que aparentam estar separados.
Ele esta relacionado no nosso dia-a-dia, tanto na sua vida social e profissional, onde dividimos opiniões e achamos alternativas para solucionarmos os problemas com mais rapidez e agilidade, de forma clara e objetiva.
No mundo globalizado, o capitalismo e osavanços tecnológicos, veio como uma forma de pensamento coletivo e humanista, onde é possível estudar, planejar e desenvolver ações que melhorem o meio social, profissional e familiar, dividindo idéias e passando de processo mecanismo para um processo onde o ser humano pode controlar o seu modo de agir, pensar e se relacionar de forma sadia, sustentável e com qualidade de vida.
Portanto opensamento sistêmico pode ser definido com uma nova forma de percepção de realidade, e mostra cada vez mais que os sistemas não podem ser compreendidos por meio de analise individual, mas sim por um todo.























O líder na gestão de mudanças

O líder tem o papel fundamental em qualquer processo de mudança e inovação, pois ele é o receptor eresponsável pelo desenvolvimento e acompanhamento das mudanças, sua missão é aceitar a mudança, se motivar e sendo assim motivando os demais colaboradores e criando novas expectativas de trabalho.
Ele é a peça chave para que todo o processo possa ser bem sucedido e através disso possa influenciar e mudar o pensamento da equipe, para a aceitação da mudança.
Seu papel é acompanhar, desenvolver ecomplementar de forma em que todos interajam com a mudança espontaneamente. Ele não é só um implantado, mais sim uma ferramenta que pode analisar o contexto da mudança e reparar possíveis erros, para que todo o processo ocorra bem e se houver falhas estará preparado para reparar ou implantar um segundo plano de ação.
A mudança é uma das características da natureza que abrange côo um todo narealidade que sempre cerca a todos. Nos estamos sempre tendo mudanças ao nosso redor, temos que estar buscando coisas novas, para explorar novas idéias e conhecimentos.
Só que a mudança nem sempre é aceita, por isso não podemos simplesmente surgir uma inovação do nada, e sim temos que identificar quais as necessitamos.














Conceito de Comportamento Organizacional eVisão Sistêmica


O comportamento Organizacional é utilizado nas estruturas de empresas que funcionam através do desempenho dos funcionários e de seus colaboradores. O comportamento organizacional preocupa-se com o estudo de comportamento, e atitudes de desempenho de cada trabalhador dentro de uma empresa, e no seu dia-a-dia.
Porem entre colaboradores e organização ambos segue umalinha de raciocínio e planejamento para melhorias no clima e no ambiente de trabalho gerando um maior aproveitamento diário, e procurando a satisfação nas atividades e colocando em pratica todos os planejamentos tirando idéias do papel para a pratica. Para que se tenha um ambiente agradável e compartilhando o desenvolvimento de cada pessoa tanto no profissional como no pessoal.
OComportamento organizacional e o pensamento sistêmico, estão interligados nos estudos das pessoas e lidando com tais problemas e buscando as soluções, para sempre termos um ambiente agradável e sustentável.
































Resposta do grupo:
1- No que consiste o conceito de Inovação?
Atualmente no mercado competitivo, o conceito...
tracking img