Relatorio de granulometria do solo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1249 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório de Ensaio de Granulometria do Solo

1. Introdução

Com intuito de aplicar os conhecimentos obtidos em sala de aula, realizamos o ensaio de Granulometria no Laboratório de Mecânica dos Solos do Departamento de Engenharia Civil da Uninorte, sob a supervisão da professora Danielly Dias que nos auxiliou no manuseio e aplicação dos ensaios que descreveremos a seguir.
O ensaio degranulometria é utilizado para determinar a distribuição granulométrica do solo, ou em outras palavras, a percentagem em peso que cada faixa especificada de tamanho de grãos representa na massa seca total utilizada para o ensaio.
O ensaio de granulometria é dividido em duas partes distintas, utilizáveis de acordo com o tipo de solo e as finalidades do ensaio para cada caso particular. São elas: análisegranulométrica por peneiramento e análise granulométrica por sedimentação. Os solos grossos (areias e pedregulhos), possuindo pouca ou nenhuma quantidade de finos, podem ter a sua curva granulométrica inteiramente determinada utilizando-se somente o peneiramento. Em solos possuindo quantidades de finos significativas, deve-se proceder ao ensaio de granulometria conjunta, que engloba as fases depeneiramento e sedimentação.
Através dos resultados obtidos desse ensaio, é possível a construção da curva de distribuição granulométrica, que possui fundamental importância na caracterização geotécnica do solo, principalmente no caso dos solos grossos.

2. Objetivo

O objetivo primordial do ensaio de granulometria é obter a curva granulométrica de um solo. Através da curva granulométricapode-se estimar as percentagens (em relação ao peso seco total), correspondentes a cada fração granulométrica do solo.

3. Equipamentos

Os principais equipamentos e utensílios utilizados são:
- Balança
- Jogo de peneiras com tampa e fundo (1”, ¾”, ½”,3/8”, 4, 10, 40, 200)
- Agitador de peneiras
- Recipiente Plastico
- Bandeja
- Pincel para limpar peneira

4. Preparação da Amostra

Após orecebimento da amostra de solo, efetua-se o seguinte procedimento:
1°) Separa-se uma determinada quantidade de solo para o ensaio retirando-se o material orgânico visível (folha, qualquer tipo de lixo, etc), desmancha-se os torrões e, em seguida,homogeneizasse o material cuidadosamente.
2°) Pesa-se 1 Kg da amostra de solo que serão necessários para efetuar os ensaios (a quantidade de solonecessária para a realização do ensaio de granulometria é função do tipo de solo: solos grossos requerem uma maior quantidade de solo e vice-versa).
3°) Despeja-se a amostra de solo seco ao ar no conjunto de peneiras.Deve-se tomar o cuidado de desmanchar os possíveis torrões que ainda possam existir no solo, de modo a assegurar que fiquem retidos na #10 apenas os grãos maiores que a abertura da malha.4°) O material retido na #10 (2,00mm) é utilizado no peneiramento grosso do solo. Do
material que passa na #10 retiram-se quantidades suficientes de solo para a realização do
peneiramento fino, do ensaio de sedimentação, para a determinação do peso específico dos
sólidos e para a determinação do teor de umidade do solo:

5. Procedimento experimental

 As peneiras de aberturas maiores eigual a #10 são colocadas uma sobre as outra com as aberturas das malhas crescendo de baixo para cima. Embaixo da peneira de menor abertura (#200) será colocado o prato que recolherá os grãos que por ela passarão. Em cima da peneira de maior abertura será colocada a tampa para que se evite a perda de partículas no início do processo de vibração.
 O conjunto de peneiras assim montado deverá serlevado para o agitador mecânico ou conduzido a um peneirador capaz de produzir um movimento horizontal e um vertical às peneiras, simultaneamente. O tempo ideal de agitação será em torno de 10 a 15 min.
 Pesa-se a fração de solo retida em cada peneira, até chegar à #200 (#75 µm).
 Observamos que na peneira 1” e ¾” nada fico retido.
 Na peneira ½”(#12,5mm) verificamos que um torrão ficou...
tracking img