Aula-tema 02: o mundo do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1177 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aula-tema 02: O Mundo do Trabalho

Questões para Acompanhamento da Aprendizagem

Iniciado em
Completado em
Tempo empregado
Notas 4/4
Nota 1 de um máximo de 1( 100%)
Question1
Notas: 1
No Brasil, o estudo das funções e tarefas de funcionários para desenho e descrição de cargos vem passando por modificações importantes desde a década de 90. Entre estas, destacam-se a ampliação doespaço ocupacional e a ênfase na entrega esperada (expectativa de resultados) [1] .
A explicação para essas mudanças considera que:
________________________________________
[1] Adaptação (ENADE, 2009)
Escolher uma resposta.

a. O desenvolvimento horizontal se torna mais importante do que o crescimento vertical por cargos.

b. Os cargos precisam permitir ajustes para flexibilizar as funçõesde acordo com os resultados esperados.

c. Os cargos devem incluir conhecimentos, habilidades e atitudes que conduzam ao aprendizado contínuo.

d. A flexibilidade e o foco em desenvolvimento contínuo são de responsabilidade das pessoas.

e. O processo de horizontalização tem mudado nas apenas os processos de trabalho, mas os requisitos exigidos do profissional e sua relação com aempresa.
Resposta Correta: os cargos precisam permitir ajustes para flexibilizar as funções de acordo com os resultados esperados.
Comentário Resposta Correta: ok, você acertou a resposta! É verdadeiro afirmar que as mudanças no mundo do trabalho aparecem como consequência da concorrência acirrada entre empresas, tanto em nível local quanto global a partir da globalização e da evolução datecnologia. Esse contexto influenciou as organizações na revisão de seu modo de produzir: com mais qualidade e menor custo, através da aplicação de tecnologia. Da mesma forma, levou a definição de estruturas mais enxutas, com poucos níveis hierárquicos, visando aumentar sua agilidade nos processos produtivos, tomadas de decisão e redução de custos. Essa “horizontalização” significa, também, que odesenvolvimento profissional atualmente se dá mais através do enriquecimento das funções e mobilidade dentro de um mesmo nível hierárquico do que em termos de ascensão vertical. Toda essa transformação leva as empresas a exigir competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) diferenciadas por parte dos profissionais e uma postura mais flexível, de maneira que assumam a responsabilidade por suaspróprias carreiras e desenvolvimento contínuo. Concluindo, embora todas as afirmações sejam verdadeiras, apenas uma delas explica diretamente o texto. Essa é uma questão de interpretação de texto.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.

Question2
Notas: 1
Leia as charges abaixo:

Disponível em: www.mcartuns.clic3.net, acesso, 12/03/11

Disponível em:http://blogdastirinhas.blogspot.com/2010/03/tirinhas-sobre-globalizacao.html, acesso em 12/03/11
Qual dos argumentos, se verdadeiro, reflete claramente a mensagem das charges:
Escolher uma resposta.

a. Os benefícios gerados pela globalização são acessíveis apenas para uma parcela da população mundial.

b. O fenômeno da globalização trouxe vantagens para a humanidade no que se refere à melhoria da qualidade de vida.c. A globalização gerou consequências positivas e negativas para os povos ao redor do mundo.

d. A globalização é um fenômeno mundial que promoveu a integração dos povos em termos econômicos e culturais.

e. A globalização tem aumentado as possibilidades de competitividade, permitindo que os países menos desenvolvidos se aproximem dos mais avançados, mesmo que de forma desigual.
RespostaCorreta: Os benefícios gerados pela globalização são acessíveis apenas para uma parcela da população mundial.
Comentário Resposta Correta: Muito bem! Sua resposta está correta, pois embora as outras alternativas estejam corretas, também mostram informações incompletas e não reforçam a idéia transmitida pelas charges. As charges mostram claramente uma crítica ao processo de globalização,...
tracking img