Receitas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo:
Tendo em vista que as receitas são essenciais nas empresas, pois estas devem garantir sua continuidade e prestar contas de seu desempenho, este estudo tem como objetivoidentificar e comparar os critérios de reconhecimento de receita baseados no IRFS e nos CPC. Para o desenvolvimento do estudo foi utilizada a técnica de pesquisa bibliográfica e coleta de dadossecundários.
1. Introdução
A Contabilidade deve ser capaz de fornecer aos seus usuários informações úteis , a serem utilizadas no processo gerencial de tomada de decisão. Os relatórios devemestar revestidos de relevância e retratar fielmente a posição de um patrimônio de uma entidade a qualquer momento.
Para isso , a contabilidade deveria reconhecer os acréscimos edecréscimos quando o fato ocorresse. A forma que essas variações patrimoniais se configuram é a través do reconhecimento de receita e a confrontação das respectivas despesas. Idealmente, oreconhecimento de receita deveria ocorrer quando de fato elas fossem obtidas pela empresa.
Abordando a importância do reconhecimento da receita na contabilidade, Moraes (2002, p. 1) esclarece que“o ponto de reconhecimento e a mensuração da receita proporcionam ao usuário da informação contábil a base para a avaliação do resultado operacional da entidade e do desempenho dos seusgestores”.
Devem sempre prevalecer nas empresas os Princípios Fundamentais da Contabilidade , pois conforme Olak (1996, p. 106) os mesmos regem toda a conduta contábil aplicável a qualquerempresa.
Hendriksen e Van Breda (1999, p. 224) enfatizaram que o reconhecimento de receitas é um importante ingrediente na mensuração do desempenho empresarial.
Diante deste contexto,origina-se o problema da pesquisa: Seria possível melhorar o reporter financeiro por um meio de um modelo único baseado em princípios claros , servindo como estrutura conceitual da receita ?
tracking img