Aula pratica de imunologia

UNIVERSIDADE FERDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
COLEGIADO DE CIÊNCIAS FARMACEUTICAS

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE SISTEMA LINFOIDE MURIO PRIMÁRIO E SECUNDÁRIO - ORGÃO E CELULAS

JANEIRO
2013UNIVERSIDADE FERDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
COLEGIADO DE CIÊNCIAS FARMACEUTICAS


MANOEL JOSÉ DE LIMA NETO

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE SISTEMA LINFOIDE MURIO PRIMÁRIO E SECUNDÁRIO - ORGÃO ECELULAS

Relatório desenvolvido após aula pratica de imunologia, para fins avaliação de conhecimento, com base no perfil curricular e para obtenção de parte da nota referente à Média Geral.JANEIRO
2013
INTRODUÇÃO
O sistema imunológico, também chamado de sistema imune, é o sistema corporal cuja função primordial consiste em destruir os agentes patogênicos que se encontram presentes nonosso corpo. Qualquer agente considerado estranho por um sistema imunológico denomina-se antígeno. O sistema imune consiste de seis componentes principais, dos quais três são diferentes tipos decélulas, e os outros proteínas solúveis. As três categorias de células imunológicas são: granulócitos, monócitos/macrófagos e linfócitos.
O sistema linfático é uma via acessória da circulação sanguínea,permitindo que os líquidos dos espaços intersticiais possam fluir para o sangue sob a forma de linfa. Os vasos linfáticos podem transportar proteínas e mesmo partículas grandes que não poderiam serremovidas dos espaços teciduais pelos capilares sanguíneos. O sistema linfático possui a função de remover fluidos em excesso dos tecidos corporais, absorver ácidos graxos e transportar a gordura para osistema circulatório e a produção de células imunes. Há dois tipos principais de linfócitos: os linfócitos B são os responsáveis pela produção dos componentes do soro do sangue chamadosimunoglobulinas (imunidade humoral). Os linfócitos T são responsáveis pela imunidade celular; isto é, atacam e destroem diretamente os antígenos.
Os órgãos linfáticos são aqueles nos quais a maturação, a...
tracking img