Fisioterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
5ª Série Microbiologia e Imunologia

Ciências Biológicas

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:  Favorecer a aprendizagem.  Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente eeficaz.  Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.  Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.  Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.  Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.  Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticosrelativos à profissão.  Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual. Para atingir estes objetivos a ATPS propõe um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua solução. A sua participação nesta proposta é essencial para que adquira as competências e habilidades requeridas na sua atuação profissional. Aproveite esta oportunidadede estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Lucas Justiniano Bermejo
Faculdade Anhanguera - Bauru
.

Ciências Biológicas - 5ª Série - Microbiologia e Imunologia

Pág. 2 de 5

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas aseguir.  Pautar-se por princípios da ética democrática: responsabilidade social e ambiental, dignidade humana, direito à vida, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade.  Reconhecer formas de discriminação racial, social, de gênero, etc., que se fundem inclusive em alegados pressupostos biológicos, posicionando-se diante delas de forma crítica com respaldo empressupostos epistemológicos coerentes e na bibliografia de referência.  Atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas das ciências biológicas, comprometendo-se com a divulgação dos resultados das pesquisas em veículos adequados para ampliar a difusão e ampliação do conhecimento.  Aplicar a metodologia científica para planejamento, gerenciamento e execução de processos e técnicasvisando o desenvolvimento de projetos, perícias, consultorias, emissão de laudos, pareceres, etc., em diferentes contextos.

Produção Acadêmica
  

Relatórios parciais, com os resultados das pesquisas realizadas nas Etapas 1, 2 e 3. Relatório sobre a conclusão do caso. Apresentação final em PowerPoint.

Participação
Para a elaboração desta atividade, os alunos deverão previamenteorganizar-se em equipes de 3 a 5 participantes e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina. Essas equipes serão mantidas durante todas as etapas.

DESAFIO
Em um determinado hospital estabeleceu-se uma dúvida sobre um diagnóstico de uma doença que pode ser causada por diversos patógenos. Trata-se da meningite, uma doença que acomete as meninges e que pode ser causada por uma bactéria,vírus e, algumas vezes, por fungos e outros parasitas. O problema é que o diagnóstico não especificou o tipo de patógeno que está causando a doença. Assim, o desafio será compreender e oferecer soluções através da microbiologia e imunologia para estabelecer o patógeno que acomete o referido paciente para uma melhor resolução do caso. Vocês deverão propor um método microbiológico/imunológico quepossa ser útil no esclarecimento desse caso e verificar qual a importância de se conhecer as diversas morfologias e estruturas celulares, quando presentes, dos seres microscópicos.

Lucas Justiniano Bermejo

Ciências Biológicas - 5ª Série - Microbiologia e Imunologia

Pág. 3 de 5

Objetivo do desafio
Conhecer através do caso, as morfologias e estruturas dos micro-organismos em geral,...
tracking img