Auguste perret

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (545 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Entre os primeiros que utilizaram o concreto armado na construção civil estão Auguste Perret, Tony Garnier e François Hennebique. Auguste Perret foi o primeiro há utilizar o concreto armado como meiode expressão.

Auguste Perret foi um arquiteto-engenheiro nascido em 1874, na Borgonha. Seu edifício de apartamentos situado na Rue Franklin, 25bis, em Paris, pode ser considerado o primeiro em queo concreto armado foi utilizado de modo a criar sua própria expressão na arquitetura. Os edifícios construídos anteriormente utilizaram o concreto como solução estrutural para servir de suporte àscomposições arquitetônicas convencionais.

Perret pode ser considerado herdeiro direto da tradição neoclássica na França. Estudou na academia de Beaux-Arts e suas experiências arquitetônicasbaseiam-se exatamente nesta tradição Francesa. Em uma atitude contrária ao ecletismo, Auguste Perret associa-se a dois princípios fundamentais: O classicismo, entendido em termos de geometria e clareza, e acoerência estrutural que se pode ligar facilmente a escolha do concreto armado como alternativa construtiva.

O rigor da construção, simetria e a simplificação formal são características fiéis àsregras de composição clássica. A arquitetura clássica se baseia em elementos lineares que se agrupam em ordens arquitetônicas e servem então, para relacionar diferentes partes do edifício.

O edifíciode apartamentos de Perret aliou claramente essas características clássicas. A simetria, simplicidade estrutural, formal e funcional de cada elemento são mostrados de forma clara e de modo a constituira aparência exterior da construção.

O edifício de Perret inova em termos plásticos, pois o utiliza sem disfarces. Os elementos estruturais de concreto são aceitos, e de configuração nítida, sãoincorporados à composição da fachada. Esta por sua vez, não serve de suporte para a ornamentação, mas já encontra em seu próprio desenho a sua expressão arquitetônica. Perret consegue perceber as...
tracking img