Quem foi auguste perret

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (418 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Auguste Perret (figura 01) foi um arquiteto francês. Nascido em Bruxelas, em 1874. Ele estudou arquitetura na Escola des Belas Artes em Paris e, depois, começou a trabalhar na empresa de construçãode seu pai, especializando-se em concreto armado. Em 1905 ele fundou com o irmão Gustave, o estudio Perret A. & G. Perret Architectes, e logo depois um outro irmão Claude, a construtora Perret FrèresEntrepreneurs.
O ponto de partida da arquitetura de Perret está no edifício da Avenida Wrage, de Paris, feito em 1902, que mostra um retorno à tradição clássica. Seu primeiro trabalho importante foio edifício de apartamentos na rua Franklin (figura 02), também em Paris, o projeto de 1903 que apresenta uma fachada neoclássica composta de valores plásticos, mantendo o alinhamento na planta baixa(figura 03). A estrutura aparece como um item aparente na parte da frente (figura 02).É o anúncio do uso do concreto na parte da frente e da separação da estrutura do recheio para deixar a arquiteturavoada.
Muitos consideram Perret, o pai do concreto, como foi a primeira utilização como elemento de construção e estruturas, bem como elemento ornamental e distribuidor. Isto tem sido reinterpretadoe utilizado com a mesma intenção de um grande número de arquitetos após Perret. Perret foi, juntamente com Tony Garnier, o arquiteto mais representativo e inovador do neoclassicismo francês queapareceu em Paris no início do século XX. Ao longo de sua vida Perret fez uma arquitetura acadêmica com o pensamento neoclássico, sem apresentar um avanço na forma de compor ou na decoração. No seu projetode 1905 Garage Pontheu (figura 04) voltou a utilizar o concreto de forma semelhante. Outra obra de especial interesse de Perret é o Teatro dos Champs-Elysées (figura 05), em Paris, realizada em 1911,que foi primeiro trabalho de Henry van de Velde. Este é um trabalho que mostra a natureza neoclássica, que tem um esqueleto de betão. Durante os 20 anos Perret foi dedicado a explorar o potencial de...
tracking img