Auguste comte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AUGUSTE COMTE

*Nasceu no dia 19 de janeiro de 1798, na cidade de Montpellier, França, de uma família católica e monarquista, vivendo a infância na França napoleônica. Estudou no colégio de suacidade e depois na escola Politécnica em Paris. Tornou-se discípulo de Saint-Simon, de quem sofreu grande influência.

* Sobre as ciências, distinguia as abstratas das concretas, sendo que a ciênciamais complexa e profunda seria a Sociologia.

* É importante situar o desenvolvimento do pensamento positivista no contexto histórico do século.

* A expansão da Revolução Industrial pela Europa,obtida pelas revoluções burguesas que atingiram todos os países europeus até 1870, trouxe consigo a destruição da velha ordem feudal e consolidação da nova sociedade – a capitalista -, estruturada sobrea indústria.

* O capitalismo financeiro necessitava de novos mercados para poder crescer, pois era perigoso continuar investindo na indústria européia sem causar novas e mais profundas crises desuperprodução. Assim desencadeando a corrida para a conquista de impérios além-mar, onde os alvos eram a África e a Ásia.

* A conquista, a dominação e a transformação da Ásia e da Ásia pela Europaprecisavam apresentar uma justificativa que ultrapassasse os interesses econômicos imediatos, explicando assim, o fato de a conquista européia estar revestida de um manto humanitário que ocultava aviolência da ação colonizadora.

* Entendia-se que o ápice da humanidade – o mais alto grau de civilização a que o homem poderia chegar – seria a sociedade industrial européia do século XIX.

*Charles Darwin entendia que as diversas espécies de seres vivos se transformam continuamente com a finalidade de se aperfeiçoar e garantir a sobrevivência. Em conseqüência, os organismos tendem a seadaptar cada vez melhor ao ambiente, criando formas mais complexas e avançadas de existência, que possibilitam, pela competição natural, a sobrevivência dos seres mais aptos e evoluídos.

* darwinismo...
tracking img