Trabalho em grupo interdisciplinar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1830 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
LETRAS V

ALESSANDRA SILVA SEÑORANES
BÁRBARA PAOLA CHAVASCO
MIRIAN BERNY
SABRINA FERNANDES DE SOUZA















trabalho interdisciplinar - grupo
















Uruguaiana
2012/01


Alessandra silva señoranes
BÁRBARA PAOLA CHAVASCO
MIRIAN BERNY
SABRINA FERNANDES DE SOUZA















trabalho interdisciplinar - grupoTrabalho apresentado ao Curso LetrasIII da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas : Literatura Portuguesa I, literatura Brasileira I, Morfossintaxe III, cultura e sociedade, Seminário V.
.


Prof. Anderson Teixeira, Alexandre Villas Boas, Lilian Salete, Okçana Battini.













Uruguaiana

2012/011. Introdução


Este trabalho tem o objetivo de proporcionar um conhecimento mais amplo sobre dois movimentos literários brasileiros muito importantes, sendo eles: o Romantismo e o Realismo. É de suma importância para nos futuros educadores que se faça um estudo aprofundado a respeito da literatura brasileira, resgatando valores históricos e culturais perante a formação e atransformação de nossa sociedade. O estudo literário acerca destes assuntos, é solo fértil para incontáveis trabalhos, debates, seminários e pesquisas.
É preciso ressaltar que a literatura ainda não é totalmente reconhecida, por isso esses trabalhos nos ajuda a compreendermos melhor como ocorreram às diversas manifestações literárias.
Por isso faremos aqui uma reflexão a respeito dos temastrabalhados, da visão crítica e social dos autores, de como e porque surgiram e sobre que fatores internos e externos influenciavam nas ações da sociedade em determinada época. Tudo isso será analisado com base nas características lingüísticas e estéticas de cada movimento. Todos esses questionamentos podem ser levantados em nossas salas de aula, através da leitura, e trazendo à tona fatoresinteressantes e questionadores, cumprindo nosso papel, no desenvolvimento de educandos críticos, engajados na realidade.
































2. Desenvolvimento


No estudo do romantismo brasileiro nota-se um grande distanciamento entre a obra de Gonçalves Dias e Castro Alves, por isso existe a necessidade de se dividir o romantismo em suas três fases.
A Primeira GeraçãoRomântica – Nacionalista ou Indianista
Principais características: exaltação da natureza, volta ao passado histórico, o medievalismo e criação do herói nacional na figura do índio.
Os expoentes principais desta geração são José de Alencar, Gonçalves Magalhães e Gonçalves Dias, deste último nos aprofundaremos através de seu poema I – Juca Pirama.


“Meu canto de morte,
Guerreiros, ouvi:Sou filho das selvas,
Nas selvas Cresci;
Guerreiros, descendo
Da tribo tupi.


Da tribo pujante,
Que agora anda errante
Por todo inconstante,
Guerreiros, nasci:
Sou bravo, sou forte,
Sou filho do Norte;
Meu canto de morte,
Guerreiros, ouvi.”


Através deste poema podemos destacar as características desta geração; existe umenaltecimento do índio guerreiro, com a apresentação de um herói, o lirismo empregado, a carga dramática e épica, juntamente com a sonoridade e o tom saudosista encanta o leitor.
Outra característica presente na obra, e que se alterna entre a presença do índio, é o engrandecimento da pátria, ou seja, da terra, e esse aspecto nota-se também neste poema , mas fica evidente nos poemas Canção doExílio e Canto de regresso à Pátria.


A Segunda Geração - Mal – do – Século
Principais características: egocentrismo, pessimismo, desilusão e tédio constante, além da característica determinante que é o ultrarromantismo, ou romantismo exacerbado, verificado através do enaltecimento da morte.
Os principais representantes deste período são: Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu,...
tracking img