Trabalho interdisciplinar grupo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1178 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário Jorge Amado
Marinalva Silva dos Santos
Teresa Cristina Caldas
Trabalho Interdisciplinar Semestral
Redação
SALVADOR
2011
Centro Universitário Jorge Amado
Curso Superior de Tecnologia de Gestão em Recursos Humanos
Marinalva Silva dos Santos/Teresa Cristina Caldas/
Trabalho Interdisciplinar Semestral
2º Semestre - 2011
Trabalho Interdisciplinar apresentado comopré-requisito parcial para aprovação na disciplina Gestão de Serviços do Curso de Graduação Tecnológica em Gestão de Recursos Humanos do Centro Universitário Jorge Amado – UNIJORGE, Turma 4, sob a orientação das Professoras: Valesca Carneiro Beserra e Rosemeire Ferreira da Silva.
SALVADOR
2011
SUMÁRIOINTRODUÇÃO...............................................................................................................4
FIDELIZAÇÃO AOS CLIENTES................................................................................5
FIDELIZAÇÃO AOS CLIENTES................................................................................6
CONCLUSÃO…..............................................................................................................7REFERÊNCIAS…...........................................................................................................8
Introdução
A globalização é uma das palavras que mais está em evidência nos dias atuais. Trouxe consigo a abertura dos mercados e o aumento da concorrência e competitividade do mercado no mundo inteiro. Levando as empresas a buscarem novas estratégias para sobreviverem.
Os clientes passaram a ter um valor maximizadopara o potencial de uma organização. O esforço na retenção de clientes é, antes de tudo, um investimento que irá garantir aumento das vendas e redução das despesas.
Desenvolver essa consciência de fidelização na equipe é um desafio para um líder, especialmente no mercado atual, em que todo dia surge um novo cliente, e isso parece ser uma grande oportunidade para sua equipe agrega-los.
SegundoVavra (1992) quando o mercado se abre para a concorrência, as empresas devem cortejar rapidamente seus clientes para eles permanecerem fiéis. Essas empresas devem expressar uma nova disposição em modificar seu produto de modo a atender as exigências dos clientes, procurando estabelecer uma real interação empresa-cliente, onde o cliente interage com a empresa, expondo suas necessidades e assimajudando a empresa a lançar novos produtos.
Fidelização aos Clientes
Todo cliente espera sair satisfeito de uma transação comercial e também espera que a empresa esteja empenhada em satisfazê-lo. Mas ter um cliente satisfeito não garante sua fidelidade.
Primeiramente, os clientes precisam ser identificados, porque não se estabelece uma relação com quem não se conhece. A partir daí, aprender sobreeles, suas necessidades e seus desejos, utilizando essas informações para estreitar o relacionamento e conhecê-los cada vez mais. Isso dá à empresa um diferencial e cria barreiras de confiança tornando inconveniente a migração para um concorrente, por que o novo relacionamento começaria do zero, sem nenhum conhecimento de ambas as partes.
A manutenção de um relacionamento de longo prazo com osclientes é importante, pois leva a vantagem econômica e ao crescimento das receitas e lucratividade ao longo do tempo. A grande vantagem competitiva que sua empresa possui é o conhecimento de seus clientes. Todo resto à concorrência pode oferecer a qualquer momento.
Para Bogmann (2000), a empresa deve descobrir quem são seus clientes, buscar a melhor forma de atraí-los e de aumentar a sua fidelidade.Os clientes precisam ser identificados e compreendidos, buscando a satisfação e a fidelização como instrumentos de fortalecimento no mercado.
O princípio de qualquer relacionamento de liderança sadio deixa claro que temos de conquistar sempre respeito e confiança. Se com sua equipe é assim, com os clientes não será diferente, pois eles têm as mesmas necessidades que qualquer pessoa. Quando...
tracking img