Auditoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 40 (9768 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.1 INTRODUÇÃO

As normas de contabilidade e os aparelhos normativos criaram espaço para o surgimento de premissas que possibilitam a ocorrência de fraudes contábeis, como as ocorridas nos EUA, nas duas últimas décadas. Neste período, surgiram diversas irregularidades, a exemplo da contabilidade recreativa, dados falsos em balancetes, despesas camufladas, entre outras.
A manipulação dainformação contábil atingiu o seu clímax com a derrocada da gigante Enron, maior empresa norte-americana do setor elétrico. Tal episódio deixou a Arthur Andersen, empresa de auditoria independente, vulnerável a diversas especulações, pois, por ser a responsável pela verificação das demonstrações contábeis, deveria ter se resguardado diante de algum fato obscuro. Fatos dessa natureza culminaram emfatos econômicos que influenciaram negativamente as Bolsas de Valores e colocaram em xeque a credibilidade das grandes empresas de auditoria do mundo.
A falência de grandes empresas americanas atesta a ganância e a imprudência de seus administradores que “maquiam” as demonstrações contábeis, a fim de levar vantagens sobre os investidores. O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC)publicou os diversos fatos que podem ser considerados responsáveis pela falência dessas empresas.

Diante do exposto, surge este questionamento que norteará a pesquisa: a auditoria externa imprime maior confiabilidade às demonstrações contábeis?



1.2 OBJETIVOS

1.2.1 Objetivo Geral

Este trabalho monográfico tem como objetivo geral demonstrar a importância da auditoria externapara a confiabilidade das demonstrações contábeis.

1.2.2 Objetivos Específicos

Para se atingir o objetivo geral, serão trabalhados os seguintes objetivos específicos:
a. conceituar auditoria;
b. abordar os diversos tipos de auditoria;
c. fazer uma abordagem sobre a teoria da confiabilidade;
d. abordar as demonstrações contábeis;
e. falar sobre a ética;
f.tratar sobre os escândalos corporativos e a Lei Sarbanes-Oxley.











1.3 JUSTIFICATIVA

Estudar a Auditoria Externa em Demonstrações Contábeis é relevante para todos os profissionais da área contábil, tendo em vista o grande número de fraudes que vem ocorrendo no panorama econômico mundial.
Torna-se, pois, necessário investigar a auditoria externa como um fator deconfiabilidade das demonstrações contábeis. É oportuna a abordagem sobre auditoria, em face de a consciência nacional clamar contra os malefícios que dela decorrem, atingindo, sobremaneira, à sociedade de um modo direto ou indireto, onerando-a compulsoriamente pelos crimes que resultam dos vários tipos de fraudes.
















1.4 METODOLOGIA

O presente trabalho caracterizado porser uma pesquisa exploratória visa alcançar os objetivos estabelecidos no tópico 1.2 (Objetivos).
Foram realizadas basicamente entrevistas de caráter exploratório com intelectuais da área contábil e pesquisas em fontes secundárias (revistas, jornais, revistas on-line, livros e sites de internet) confiáveis através de pesquisa bibliográfica e documental. As fontes secundárias foram escolhidascom base em pesquisa previamente efetuada. As informações foram analisadas antes de serem copiladas no trabalho
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica que, segundo Silva (2003), consiste em analisar e discutir um tema, tendo por base o referencial teórico já publicado sobre o assunto. Segundo Silva, pesquisa bibliográfica é “um tipo de pesquisa realizada pela maioria dospesquisadores mesmo em seu preâmbulo. Essa pesquisa explica e discute um tema ou problema com base em referências teóricas já publicadas em livros revistas, periódicos, artigos científicos etc. Podem ocorrer pesquisas exclusivamente com base em fontes bibliográficas.”
De acordo com Lakatos (2001, p. 41), a pesquisa bibliográfica se baseia na consulta de livros e passa por fases distintas, da escolha do...
tracking img