Leitura e producao textual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1082 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[12410-23612]Leitura_e_Producao_Textual_2011_11.04.11


Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual


|[pic] |Atividade de Avaliação a Distância |

Disciplina: Leitura e Produção Textual
Curso: Gestão da Tecnologia da Informação


Orientações:
▪ Procure oprofessor sempre que tiver dúvidas.
▪ Entregue a atividade no prazo estipulado.
▪ Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
▪ Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Leia com atenção os enunciados e responda as questões a seguir.


[pic]

img297.imageshack.us/img297/599/amancionn0.jpgmaryvillano.blogspot.com/.../charge-do-dia.html

1. Nas diversas linguagens de nossa língua temos formas verbais e não verbais de se expressar. A charge acima representa mais explicitamente um exemplo da forma não verbal. Sendo assim, efetue duas leituras da representação das imagens apresentadas na charge. Procure analisar os detalhes expostos para fazer uma leitura o mais crítica possível, observando, inclusive, o que há portrás desses textos não verbais. (2,0 pontos)

R: Na charge podemos observar através das imagens que:
- O aluno de escolas particulares tem mais instruções/preparo do que o aluno da rede pública de ensino;
-E além disso que há ainda uma fala de estrutura preocupante nos ambientes escolares vinculados ao governo, como é mostrado os alunos freqüentam um ambiente sem condições (comcarteiras quebradas, salas sujas e muito provavelmente com defasagem de profissionais qualificadas a ensiná-los e o descanso dos governos) , o que dificulta a aprendizagem do aluno que não tem condições de pagar uma escola particular e necessita da gratuidade da escola pública.
A forma como foi exposta a situação nas imagens (através da linguagem não-verbal), serve para nos atentar a um problema muitocomum da nossa sociedade e que necessita de mais atenção( Defasagem na educação) .Os alunos carentes realmente estão abaixo do padrão mínimo esperado, não há comparação na qualidade de ensino entre uma escola pública e uma particular, o que na teoria não deveria acontecer

2. Leia o texto que segue e resolva os dois questionamentos propostos.

As dificuldades nos grandes centrosMoradores dos grandes centros urbanos, como São Paulo, sofrem com os problemas diários como: trânsito caótico, grande número de assaltos e alto índice de poluição.
Embora existam maneiras de contornar as dificuldades causadas pelo trânsito, não há ainda uma pré-disposição por parte dos órgãos responsáveis e da população em geral na melhoria deste. Por isso, à medida que o tempo passa torna-semais difícil trafegar pelas ruas e avenidas dessas grandes cidades.
Entretanto, são nas cidades grandes que ocorrem muitos assaltos diários, pois são nelas que encontramos um alto nível de desemprego e uma miséria devastadora, que muitas vezes leva o indivíduo a perda de valores e princípios...
Sendo assim, entendemos que as pessoas que vivem em cidades como São Paulo têm um númeromaior de obstáculos diários a serem superados. Por isso, não podemos ser levados a crer que estes não possam ser vencidos, pois sabemos que a humanidade possui um potencial incalculável capaz de transformar este mundo e torná-lo surpreendentemente muito melhor.

a) Explique o porquê do uso de embora no segundo parágrafo. Em seguida, identifique as ideias que estão sendo relacionadas por esteconector. (2,0 pontos)


R: A palavra embora é usada para estabelecer idéia de oposição. No texto acima foi utilizada para demonstrar que apesar de se ter soluções para o problema referido, que há uma grande falta de interesse das partes competentes para que algo seja feito, mas que nada pode ser feito para impedir o desinteresse já que a própria população esta inserida nesse descaso....
tracking img