Auditoria interna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4143 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Custos na Farmácia Hospitalar

Introdução

As inovações tecnológicas emergentes e a descoberta de novas doenças produzem uma alteração na relação eficácia/complexidade/custo dos tratamentos médicos. Tratamentos eficazes para doenças complexas suscitam exames, equipamentos e medicamentos de custo elevado, implicando maior ônus para o setor saúde e gerando a necessidade de novos aportesfinanceiros. Na visão de Fitzsimmons e Fitzsimmons (2005), duas circunstâncias permeiam o setor de saúde atualmente: (1) os recursos econômicos a ele destinados tornam-se mais escassos com o tempo e a capacidade de atendimento encontra-se abaixo das demandas de doentes (NOVAES, 2007). Além disso, o sistema de saúde vigente no Brasil mostra uma preocupação exacerbada com o tratamento das doenças,convencionalmente mais oneroso, enquanto imprime uma atenção apenas discreta aos fatores desencadeantes, mantenedores ou profiláticos das mesmas, habitualmente relacionados a menores custos operacionais.

Neste cenário caracterizado por sucessivas restrições orçamentárias, o controle de recursos escassos deve aliar-se à sua utilização eficiente, visto que todo cidadão usará o serviço prestado por umainstituição de saúde, durante seu ciclo de vida e para manter sua vitalidade, seja a nível hospitalar ou ambulatorial (NOVAES, GONÇALVES e SIMONETTI, (2006). Para o desempenho de suas atividades, o hospital agrega a unidade de farmácia hospitalar cujos princípios são garantir o uso seguro e racional das medicações prescritas pelo profissional médico e responder à demanda de medicamentos dospacientes hospitalizados.

Farmácia Hospitalar

A farmácia hospitalar é uma unidade clínica de assistência técnica e administrativa, dirigida por farmacêutico e integrada, funcional e hierarquicamente, às atividades hospitalares (BRASIL, Resolução n° 300/97, 1997). Segundo Cavallini e Bisson (2002) esta unidade tem como finalidade garantir a qualidade da assistência prestada ao paciente, através douso seguro e racional de medicamentos e correlatos, adequando sua aplicação à saúde individual e coletiva. De acordo com Novaes (2007) a farmácia hospitalar abriga o estoque de medicamentos destinados aos pacientes sob responsabilidade do hospital no qual se encontra inserida e tem sua cadeia de suprimentos representada na Figura 1.

[pic]
Os ciclos de demandas e ressuprimentos dos estoques demedicamentos nos hospitais se caracterizam por flutuações significativas e incertezas e Portella (2001) alerta para o não armazenamento de medicamentos no estoque das farmácias hospitalares de modo excessivo, o que implicaria em alto custo, e nem se permitir a falta dos mesmos ou stockout, com a possibilidade de ocasionar, em situações extremas, o óbito de pacientes. Estes fatores são críticos nogerenciamento da farmácia hospitalar, uma vez que há a exigência de manter a disponibilidade dos produtos na mesma proporção da sua utilização, traduzindo a necessidade da formação de estoques. Ballou (2001) cita que, se a demanda por medicamentos em uma organização fosse conhecida e os produtos pudessem ser fornecidos imediatamente para satisfazê-la, seria desnecessário manter remédios alojados emestoques.

Gestão e Custos dos estoques da Farmácia Hospitalar

Estoques são os valores referentes às existências de produtos acabados, produtos em elaboração, matérias-primas, mercadorias, materiais de consumo, serviços em andamento e outros valores relacionados às atividades-fim da Entidade, segundo o Conselho Federal de Contabilidade (BRASIL, Resolução n° 686/90, 1991). Os estoques existemporque as organizações não podem dispor de todos os produtos de que necessitam para utilização de forma imediata e são, portanto, necessários ao funcionamento das instituições. Segundo Barbieri e Machline (2006), a importância dos estoques na saúde é dimensionada não somente pelo seu valor monetário, mas também pela essencialidade à prestação dos serviços a que dão suporte. A questão consiste em...
tracking img