Auditoria governamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8897 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE GAMA FILHO

ADRIANA LYRIO VILELA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AUDITORIA GOVERNAMENTAL

BRASÍLIA 2011

UNIVERSIDADE GAMA FILHO

ADRIANA LYRIO VILELA

PLANO DE MONITORAMENTO DE AUDITORIAS OPERACIONAIS DA CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL

Monografia apresentada à Universidade Gama Filho como requisito parcial para a conclusão do curso de Pósgraduação lato sensuà distância da Universidade Gama Filho – Auditoria Governamental.

Orientador: Rogério Gonçalves de Castro

Brasília/DF 2011

ADRIANA LYRIO VILELA

PLANO DE MONITORAMENTO DE AUDITORIAS OPERACIONAIS DA CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL
O Projeto visa estabelecer procedimentos de acompanhamento e monitoramento das recomendações propostas nos relatórios de auditoria operacionalrealizadas pela Câmara Legislativa do Distrito Federal

Universidade Gama Filho

Auditoria Governamental

Membro da Comissão Examinadora

Membro da Comissão Examinadora

Membro da Comissão Examinadora

Membro da Comissão Examinadora

Brasília Data da Aprovação:

AGRADECIMENTOS

À Câmara Legislativa do Distrito Federal que me conferiu a possibilidade de fazer o curso dePós-graduação lato sensu em Auditoria Governamental.

Ao meu marido Marcus Vinicius Vilela pelo apoio, incentivo e força em todos os momentos da minha vida.

A Deus, por tudo que tem me proporcionado ao longo da minha vida.

RESUMO

VILELA, Adriana Lyrio. Plano de Monitoramento de Auditorias Operacionais da Câmara Legislativa do Distrito Federal, 2011, 40 fls. Monografia do Programa de Pós-Graduaçãoem Auditoria Governamental, POSEAD, Brasília.

Este

trabalho

objetiva

definir

procedimentos

de

monitoramento

das

recomendações contidas nos relatórios de auditoria da Unidade de Auditoria Interna da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Visa, também, destacar a importância da implementação das propostas apontadas nos relatórios de auditoria pelos gestores públicos,a fim de obter a melhoria do desempenho do órgão auditado. A análise efetuada constatou que em períodos nos quais não foram realizados monitoramento das implementações das recomendações dos relatórios, a maioria das recomendações tiveram um aumento significativo de um exercício para outro, e nos períodos nos quais o controle das recomendações propostas nos relatórios passou a ser maissistemático pela Unidade, o número de recomendações implementadas pelos órgãos teve um aumento significativo. Alguns setores têm melhorado o desempenho de suas atribuições ao longo do tempo, bem como há setores que necessitam de um monitoramento mais eficaz para garantir o aprimoramento de suas funções. Observou-se que não existe um Plano de Monitoramento de Auditorias definido pela CLDF, existemprocedimentos estabelecidos pela Unidade de Auditoria para efetuar o monitoramento das recomendações proferidas nos relatórios de auditoria. Desta forma, faz-se necessário o estabelecimento de um Plano de Monitoramento de Auditorias que garanta que as recomendações exaradas nos relatórios de auditoria tenham uma probabilidade maior de serem implementadas, propiciando um acompanhamento eficiente eeficaz por parte da Unidade de Auditoria Interna.

Palavras-Chave: Auditoria. Monitoramento. Implementação das recomendações.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO........................................................................................................7 OBJETIVOS............................................................................................................8 REVISÃO DALITERATURA...................................................................................9 METODOLOGIA....................................................................................................18 CONCLUSÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................32 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................37...
tracking img