Armazenagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3061 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
| |
| | |
| | |

1) Objetivo

Este procedimento tem como objetivounificar o processo de Devolução, Recusas e Reentregas vindas dos clientes, determinando todo o fluxo do processo, e as responsabilidades, o papel e a autonomia de cada área envolvida.

2) Definições Básicas

Temos 3 definições básicas a entender.

2.1) Devoluções
2) Recusas
3) Reentregas
4) Ordem de Venda de Devolução

1. ) Devoluções

Uma devolução consiste naemissão de uma nota fiscal pelo cliente de uma mercadoria que se encontra no seu “piso”. Ou seja, a entrega já foi efetuada e o cliente deseja devolver quantidade de produto Masterfoods do qual ele na maioria das vezes não conhece nossa nota fiscal de origem.

Exemplos típicos de devolução podem ser citadas abaixo:

- Mercadoria vencida dentro do depósito do cliente
- Mercadoria mofada /avariada / rasgada / infestada dentro do depósito do cliente
- Mercadoria que o cliente recolhe de seus clientes

O importante é que uma devolução se caracteriza sempre com mercadoria que já está presente no cliente e este simplesmente manifesta o desejo de devolvê-la para a Masterfoods, sem precisar saber de quais entregas Masterfoods essas mercadorias são originadas.

2. )Recusas

As Recusas podem ser divididas em:

1) Recusa Parcial
2) Recusa Total

1) Recusa Parcial

Uma recusa parcial consiste na emissão de uma nota fiscal pelo cliente no momento em que este está recebendo a mercadoria do nosso veículo.

No momento da descarga o cliente verifica alguma não-conformidade na carga e resolve devolver a mercadoria que elejulga estar em não-conformidade.

Emite então uma “nota fiscal de devolução” no momento da descarga. Obrigatoriamente deve mencionar a avaria ou falta no verso do conhecimento de transporte. Estas informações deverá conter a assinatura do motorista e também o número do documento de identidade.

Neste caso o cliente conhece a NF Masterfoods que originou esta recusa pois elaestá em suas mãos no momento da descarga e no momento em que este emite a NF de devolução contra nós.

Exemplos típicos de Recusa Parcial podem ser citados abaixo:

- Mercadoria avariada / molhada / rasgada chegando no caminhão
- Mercadoria vencida chegando no caminhão
- Mercadoria com sabor trocado chegando no caminhão
- Falta de Mercadoria

2) Recusa TotalNa Recusa Total não existe emissão de nota fiscal por parte do cliente. A operação consiste na chegada de nosso veiculo no cliente e este simplesmente não quer receber nenhuma mercadoria presente no veiculo. Requisita que o caminhão retorne e geralmente fornece algum motivo para isto. Neste caso o cliente deve mencionar no verso do conhecimento de transporte o motivo da recusa.

Oveiculo retorna então para o depósito Masterfoods com a mesma NF Masterfoods que saiu para realizar a entrega. Não entregando nenhum produto no cliente.

Exemplos típicos de Recusas Totais podem ser citados abaixo

- Cliente em balanço, não pode receber nada
- Cliente sem capacidade no depósito
- Cliente alega que não pediu a mercadoria ( carga )
- Chegada do veiculo for a do horário derecebimento
- Preço Masterfoods em desacordo com preço do cliente

3. ) Reentregas

O processo de Reentregas é muito parecido com o de Recusa Total. A única diferença é que na Recusa Total o cliente não quer a mercadoria, que então retorna para o nosso depósito e é reincorporado ao estoque, e na Reentrega o caminhão sai do cliente com uma data próxima para voltar novamente....
tracking img