Auditoria continua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução


As auditorias de sistemas da qualidade são feitas com dois propósitos básicos:
Adequar à documentação do sistema da qualidade em relação a uma norma de referência;
Verificar a conformidade das operações internas da empresa em relação ao sistema da qualidade implantado.
Auditoria contínua é definida como o tipo de auditoria que produz resultadossimultaneamente, ou em um pequeno período de tempo após a ocorrência de um evento relevante.
Atualmente, o conceito de auditoria contínua vai além da análise de simples dados e inclui técnicas de análise estatística, análise de tendências e uso de redes neurais.



2. Objetivo

Assegurar a qualidade da resposta através de quatro itens: Prevenir, detectar, corrigir e explorar.
A segurançaquanto ao nível de preparo, aprimorar mitigação do risco, realocar recursos e medição do impacto cumulativo.
Atualmente este tema desperta grande interesse entre os Auditores Internos, conforme resultados de diversas pesquisas realizadas por grandes firmas e órgãos de classe. Isso ocorre devido ao potencial de atender à demanda atual por maior eficiência e eficácia nas auditorias, ou seja, maiorcobertura com menos recursos.
A Auditoria Continua não invalida ou substituí a auditoria convencional, porém complementa e auxilia na definição do plano de auditoria, aumenta a presença da Auditoria Interna junto aos auditados, melhorando o nível de controles.

3. Justificativa
O papel da auditoria contínua é realizar uma avaliação mais frequente e temporal da qualidade dos controles ede gerenciamento de riscos, resultando na identificação de tendências, oportunidades, deficiência de controles e pode ser utilizada como ferramenta de gestão.
Alguns dos maiores benefícios da Auditoria Contínua são:
- Aumento da eficiência da Auditoria (custos);
- Aumento do escopo e cobertura da auditoria;
- Detecção e Reporte dos pontos com maior velocidade (pro atividade);
- Aumentodas chances de mitigar riscos;
- Aumento da assertividade das conclusões de Auditoria;
- Aumento na detecção de erros, falhas e fraudes financeiras e operacionais;
- Criação de testes de auditoria automáticos;
- Suporte à áreas de controles, como Risco Operacional, Controles Internos e Compliance.
Auditoria continua é qualquer método utilizado para realizar auditoria em bases de dadoscontínuas para avaliações de risco e controle, sendo uma das melhores práticas de análise de dados (população, não apenas amostras) com foco preventivo e de detecção.
Para realização dos testes de Auditoria Continua é necessário obter acesso à ferramentas de tecnologia adequadas e às base de dados objetos da avaliação.
As duas formas de atuação (testes de auditoria) são:
- Baseada emcontrole – consiste em avaliar se os controles estão funcionando adequadamente.
- Baseada em risco – Identifica e avalia os riscos através de Indicadores de Riscos (KRI´s).
O reporte dos pontos de auditoria (“findings”), a partir dos testes de Auditoria Continua, é similar a uma monitoração através de alertas e notificações com os desvios identificados, e devem ser realizados de formatempestiva. Estes relatórios são direcionados sempre para a gerência responsável pelo processo, ou um nível acima, que pode adotar planos de ação imediatos e evitar perdas financeiras e mitigar outros riscos, sejam eles de fraudes, abusos ou de imagem.
As tendências, riscos e deficiências de controles podem ser notadas a partir da consolidação periódica dos desvios em relação ao universo testado (osresultados dos testes podem ser mantidos em papéis de trabalho eletrônicos), sendo também reportado de forma consolidada através de relatórios de posicionamento.
4. Metodologia da pesquisa

Para utilização desta metodologia algumas premissas devem ser observadas e respeitadas afim de que seja tomada a decisão de implementar ou não Auditoria Continua.
- A empresa deve ter seus processos e...
tracking img