Auditoria ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6077 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AUDITORIA E CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL

ANDERSON CEDENIR DONATO























AUDITORIA AMBIENTAL























Criciúma 2013























AUDITORIA AMBIENTAL


Trabalho apresentado como exigência da disciplina Auditoria eCertificação Ambienta, do curso de Gestão Ambiental , sob a orientação do prof. Maíara Gaspar.

























APRESENTAÇÃO



A auditoria ambiental é um tema atual, que vem passando por um processo de evolução onde as empresas começam a se preocuparem com os recursos naturais existem e também com os ônus originados pelo nãocumprimento da legislação ambiental, danos causados ao meio ambiente e entre outros casos.
Nota-se que são poucos os livros de auditoria que abordam esta temática de forma exclusiva.
A nossa proposta é de esclarecer algumas questões sobre a auditorias ambientais, concentrando-se principalmente nos aspectos introdutórios relacionado ao assunto: definição, histórico, etapas do processo, objetivo daauditoria, a sua tipologia e as normas que o regulamenta.
Bem como também, levantar pontos que possam levar ao alunado em geral ao interesse pelo assunto, e desenvolver um pensamento crítico sobre o mesmo.

SUMÁRIO









Introdução........................................................................................................................ 05
1.Histórico....................................................................................................................... 07
2. Conceito....................................................................................................................... 08
3. Objetivos da Auditoria Ambiental................................................................................. 09
4. Tipologia da AuditoriaAmbiental................................................................................. 10
5. Etapas de uma Auditoria Ambiental............................................................................. 11
6. As Normas ISO de Auditoria Ambiental....................................................................... 12
6.1. Diretrizes para Auditoria Ambiental – Princípios Gerais – NBR ISO14010......... 13
6.2. Diretrizes p/ Auditoria Ambiental – Proced. De Aud. NBR ISO 14011................. 14
6.3. Diretrizes p/ Aud. Amb. – Critérios de Qualificação p/ Aud. NBR ISO 14012....... 18
Conclusão........................................................................................................................ 21Bibliografia.................................................................................................................................... 22




INTRODUÇÃO



A conexão entre efeitos ambientais e resultados financeiros é do maior interesse para as organizações.
É necessário definir qual o impacto ambiental. Qual o controle deste impacto pode ser exercido e quais as conseqüências financeiras para o negócio.
Então fazer esta conexãoé o desafio para as empresas e para a contabilidade, assim como para as interessados em proteção ambiental.
A contabilidade ambiental trata da demonstração de eventos e transações ambientais, que afetam ou que possam vir a afetar a situação econômica e financeira da empresa a contabilidade do meio ambiente tem crescido de importância para as empresas, porque tópicos relacionados àdisponibilidade e/ou escassez de recursos naturais e poluição do meio ambiente tornaram-se objeto de debate econômico, político e social em todo mundo.
A gestão ambiental ela atua preventivamente em todo processo produtivo, como: evitando impactos sobre o meio ambiente por meio de um conjunto de ações, que incluem controle de emissões tóxicas, reciclagem de resíduos etc.
Se a empresa conseguir demonstrar...
tracking img