Os gregos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (275 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA – PUC MINAS
Faculdade de Engenharia Civil
Marcos Fernando Oliveira Rezende

TRABALHO DE FILOSOFIA

Belo Horizonte – MG
2013
1.Destacar os filósofos mais referentes do texto.

* Tales: Fundador da filosofia oriental tem a água como substância fundamental e a Natureza é a província da razão.
*Anaximandro: A substância fundamental do universo é o ilimitado. A Terra tem forma cilíndrica e é circundada por uma grande roda cósmica, cheia de fogo.
* Anaxímenes: Acreditava que oar, à medida que sua densidade mudava, compunha todas as coisas.
* Heráclito: A mutação é o principio fundamental, o equilíbrio é atingido através da necessáriacomplementaridade entre os opostos, a qual ele chamou de “Logos”. Tem o fogo como substância primária.
* Parmênides: Racionalista, para ele a realidade é imutável e sua essência estáincorporada na individualidade divina de Eon. Acreditava que a mutação é ilusão dos sentidos.
* Pitágoras: Acreditava que não havia uma distinção entre misticismo e ciência. Osnúmeros são a essência do conhecimento.
* Demócrito: Apresenta uma elaboração mais detalhada das ideias de Leucipo com relação ao atomismo.

2. Relacionar a Escola Iônica ePitagórica.

A semelhança entre as escolas Iônica e Pitagórica é o fato de ambos se basearem em um elemento (substancia) como forma de explicar o universo e o mundo em que viviame ambos terem utilizado a matemática como uma forma de entender a mente humana. Para Tales de Mileto era a água, para Anaximandro o ilimitado, para Anaxímenes o ar e paraHeráclito a mutação da Natureza, sendo a substância primária o fogo. Por outro lado os Pitagóricos acreditavam que o os números era a essência do conhecimento associando-os a música.
tracking img