Atresia de esofago

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (628 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Atresia de esôfago e fístola esofágica

Trata-se de um complexo de anomalias congênitas, caracterizado pela formação incompleta do esôfago tubular, ou por uma comunicação incorreta entre o esôfagoe a traquéia. A causa exata é desconhecida, supõe-se que ocorra um distúrbio do desenvolvimento na formação e separação do intestino anterior primitivo em traquéia e esôfago.
Em 25% dos casos, essaanomalia esta associada a outras mas formações gastrointestinais, tais como anus imperfurado, estenose pilórica, atresia duodenal, frequentemente alterações cardíacas,entre outras anomalias.

O tipomais comum, a atresia do esôfago com fístula traqueoseofagica distal.

QUADRO CLINICO
A presença de poliidrâmnio na mãe é o primeiro sinal ainda intra-útero, pois o feto não consegue deglutir eabsorver o líquido amniótico.
É típico caracterizado pela dificuldade do recém nascido de deglutir saliva ou leite. Assim observa-se a presença de secreção espumosa pela boca e narinas, que correspondea secreção acumulado no fundo cego esofágico . Simultaneamente, ocorre a aspiração pra vias respiratórias, como tosse, cianose, dispinéia e sufocação. O abdome pode estar ou escavado na ausência dafistula esofágica, ou distendido pela fistula. Predomina a sintomatologia respiratória com manifestação de pneumonias aspirativas e atelectasias. O diagnostico de atresia de esôfago é feito na sala departo, pela impossibilidade de progredir a passagem da sonda de aspiração ate o esôfago. O diagnostico radiológico baseia-se nos achados de radiografia de tórax de frente e de perfil.

TRATAMENTO NOPRÉ-OPERATÓRIO

Os recém nascidos com atresia esofagica devem ser classificados em grupos de risco, levando-se em conta peso, condições pulmonares e anomalias associadas.Quando o recém nascido nãoapresenta condições clinicas, realiza-se a gastrostomia com a finalidade de descomprimir o estomago, ficando em nutrição parenteral. As anomalias anoretais são tratadas com cirurgia perineal ou...
tracking img