Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (784 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Quando ouvimos falar em lei fundamental, lei suprema, lei das leis, lei maior ou magna carta, estamos ouvindo falar em Constituição. A constituição trata-se de um conjunto de normas do governo quelimita poderes e funções de uma entidade politica. Por exemplo em um país, a Constituição é o que define procedimentos, poderes e direitos de um governo. Ela que prevalece acima de todas as outrasnormas existentes no sistema, como decretos, resoluções ou portarias, que cria toda a estrutura em que os País se baseia, fazendo com que as demais leis sejam espelhadas no que diz nela.A Constituição éimportante para garantir um país com igualdade de direitos e que todos os cidadãos possam usufruir de sua liberdade com segurança.
Em 1748 Montesquieu desenvolveu a Teoria da Separação dos Poderes quevisava moderar o poder do Estado dividindo-o em funções, e dando competências a órgãos diferentes. E descreveu então a separação dos poderes em Executivo, Judiciário e Legislativo:


Poderexecutivo
[pic]
É o poder do Estado ( País ) que, nos moldes da constituição de um país, possui a atribuição de governar o povo e administrar os interesses públicos, cumprindo fielmente as Ordenaçõeslegais.O executivo pode assumir diferentes faces, conforme o local em que esteja instalado.
Existem dois papéis que a direção superior do Poder Executivo cumpre, a de chefe de Estado, e chefe deGoverno.A estrutura organizacional do Executivo vai determinar a relação entre o chefe de Estado e de Governo, respectivamente. O Poder Executivo também realiza leis. No Brasil atualmente a Presidente darepública é Dilma Rousseff.



Poder judiciário ou poder judicial

[pic]

É exercido pelos juízes e possui a capacidade e a prerrogativa de julgar, de acordo com as regras constitucionais eleis criadas pelo poder legislativo em determinado país.
Dentre os poderes que compõem a República brasileira, cabe ao poder Judiciário interpretar as leis elaboradas pelo Legislativo e...
tracking img