Atps tecnicas de negociacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3275 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS


Pensando no conceito atual de negociação como um processo de comunicação baseado na coragem de enfrentar desafios em um mundo globalizado, fica evidente a necessidade de que o bom negociador além de promover estudos acerca da negociação, do objeto negociado e dos indivíduos com os quais se dará a negociação, realize um levantamento dehipóteses e probabilidades que podem ocorrer durante o processo, ou seja, que o negociador prepare-se e efetue um planejamento estabelecendo objetivos. Assim, o negociador ao se apresentar à uma negociação munido das possiblidades que podem ocorrer durante e ao final do processo já tem ciência de que ao final da exposição e aceitação de ideias pode lhe ocorrer uma resposta negativa da outraparte, e dessa maneira, tendo estudado as probabilidades da negociação, certamente não sofrerá um impacto surpresa tão forte quanto sofreria caso já não tivesse cogitado tal hipótese, e tampouco sofrerá impactos desmotivacionais com relação à negociação de modo que prejudique o resultado final do processo, visto que em uma negociação existem lados opostos com interesses conflitantes, onde o êxito estádiretamente ligado, em maior proporção, ao esforço do negociador.
Por outro lado, a negociação como um processo de comunicação bilateral, tem como objetivo chegar a uma decisão conjunta, cujo principio básico para o sucesso é que as partes envolvidas cheguem a uma solução aceitável, ou seja, há que se ter criatividade para se tentar encontrar soluções, ter capacidade de avaliar e tomardecisões, e, dessa forma, um negociador preparado e ciente das probabilidades de resolução do processo, não só é capaz de prosseguir com o processo de negociação sem sentir impactos desmotivacionais como também tem a capacidade de desenvolver argumentos fortes e fidedignos para expor à outra parte, a fim de convencê-la acerca de seu ponto de vista, ou até os desenvolve previamente durante sua fase deestudo sobre o negócio e o negociador da outra parte. Neste caso a negociação tem grandes chances de ser bem sucedida caso o negociador souber vender sua imagem e força de trabalho adequadamente.
Na hora de uma discussão de aumento de salário, é importante saber se comunicar e administrar as emoções transmitindo firmeza e preparo, devendo, para isso, estudar muito bem a situação antes deagir. O negociador deve argumentar sempre de forma positiva a favor da empresa e principalmente ao seu favor (marketing pessoal), suas qualidades, atitudes, conhecimentos e potenciais dentro da empresa, sem blefes, ou seja, referindo-se como um produto e demonstrando que aumentar o seu salário deve ser um bom negócio também para a empresa. Cabe também ao profissional buscar informações no mercado ena empresa sobre a média salarial de outros profissionais, bem como identificar qual o melhor momento para procurar o gestor, observando a situação econômica e financeira da empresa, isto é, deve-se atentar para seu próprio desempenho profissional com relação ao atingimento das metas ou quando o setor está planejando o orçamento anual.
Propagar a intenção de reivindicação de aumento entreos funcionário da empresa pode ser outro fator negativo para o resultado final da negociação e só tende diminuir as chances da conquista do tão esperado aumento, uma vez que a reinvindicação deve ser feita única e exclusivamente ao profissional que tem o poder de decisão. Caso contrário, suas intenções podem gerar uma versão distorcida, gerando restrições por parte da chefia que não se limitamapenas ao pedido de aumento salarial. Tampouco a notícia do aumento salarial deve ser propagada, visto que tal fato pode mobilizar os demais colegas de trabalho e colocar em risco as conquistas salariais.
Importante também, é que o profissional deve ter em mente que se trata de uma negociação e não de uma sessão com um psicólogo, ou seja, falar das necessidades pessoais não ajuda nessa hora,...
tracking img