Serigrafia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (532 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
"Felicidade fast-food"
Assim como a Páscoa associa o açúcar à felicidade, os meios de comunicação, por meio dos signos de consumo, relacionam realização pessoal ao consumismo. Segundo a filosofia,isso se denomina "fetichismo de mercadoria" e é, atualmente, o principal "protagonista" das economias em escala global.
A felicidade não se limita a fórmulas prontas. Cada indivíduo é dotado desenso critico, que, aliado a suas experiências, possibilita-lhe moldar sua visão de mundo e, conseqüentemente, determinar os caminhos de sua felicidade. Contudo, a mídia torna-se ditatorial ao eleger oconsumismo como meio de obter a realização pessoal, pois infringe o livre arbítrio-humano. Além disso, esse conceito torna-se cruel, pois a felicidade somente seria possível a aqueles que detêm poderaquisitivo.
Se o caminho proposto pela publicidade fosse eficiente, os consultórios psiquiátricos não teriam um aumento no número de clientes, que elegem o Prozac como ilusória via de felicidade. Issoestá relacionado ao círculo vicioso de aquisição de bens, proposto pela mídia, que favorece uma visão distorcida e efêmera de alegria. Além disso, o estado de permanente alegria é ilusório, já que avida é pontuada de momentos felizes. A questão está na forma como cada ser humano lida com essa situação.
A felicidade não é um produto que se escolhe na prateleira do supermercado e após o seu usosubstitui-se por um novo. Da mesma maneira, o ser humano não é uma massa homogênea, à qual pode ser ditado um único caminho para a felicidade.
Felicidade à Venda
Há, ainda, nos dias de hoje,pessoas que acreditam que a felicidade está relacionada às posses materiais. A sociedade atual parece viver um escurecimento progressivo de suas idéias, crenças e valores, numa jornada inversa à da busca daHumanidade pela luz, descrita no mito da caverna de Platão. As pessoas parecem distanciar-se dela cada vez mais, investindo sua energia em conceitos que exigem pouquíssimo esforço intelectual,...
tracking img