Serigrafia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto

Aprenda serigrafia e estampe suas camisetas em casa
28 de outubro de 2008 • 23h27

________________________________________
Comentar 0
Você é fã de camisetas com estampas exclusivas ou engraçadas? Já rodou o mundo atrás de uma camiseta daquela banda alternativa ou daquele filme antigo e ainda não encontrou? Então que tal fazer suas próprias camisetas em casa, a partir de um desenhoque você criou? Pode parecer complicado, mas estampar tecidos através do processo de serigrafia é na verdade bem simples. Aprenda agora como se faz e arrase com suas T-shirts exclusivas.
A serigrafia é um processo de impressão no qual a tinta transpassa uma tela vazada pela pressão de um rodo ou de um puxador e forma um desenho na superfície desejada, no nosso caso, no tecido de uma camiseta. Quemexplica o passo a passo do processo, desde a gravação da tela até a impressão, é o publicitário Elvis Branchini, que produz em casa as camisetas da marca Cove (http://www.insanus.org/cove/), que são vendidas através da Internet e fazem sucesso em todo o País.
Material Necessário:
Fotolito da estampa a ser impressa (um fotolito para cada cor do desenho)
Tela de fios de nylon com bastidor demadeira (uma tela para cada fotolito)
Canaleta
Emulsão fotossensível
Mesa de luz com lâmpada
Tinta de tecido solúvel em água
Berço (tábua de madeira com cola permanente ou goma arábica)
Camiseta
Rodo de borracha
Primeiro passo: Produção do fotolito
Depois de escolher o desenho que você deseja estampar na camiseta, você deve reproduzi-lo em uma lâmina plástica transparente de maneirauniforme e em preto puro. A técnica de serigrafia que vamos ensinar não permite degradês, por isso, o desenho deve ser impresso na transparência somente em preto. Você pode imprimir a estampa com impressora a laser ou desenhar manualmente na transparência com caneta nanquim. Se seu desenho possui mais de uma cor, a parte de cada cor deve ser impressa em uma transparência diferente. (veja a galeria defotos)
Segundo passo: Preparando a tela
Depois de feito o fotolito, é hora de passar a estampa para a tela que irá receber a tinta na hora da impressão. Essa é a parte mais complicada do processo, entretanto, alguns locais especializados realizam o trabalho de gravação da estampa nas telas. O preço fica na média de R$ 15,00. Pode ser uma opção se você não possui todos os materiais.
Paraserigrafia em tecidos, você deve usar telas de nylon que possuam entre 50 e 80 fios. Quanto mais detalhado o seu desenho, maior o número de fios ele precisará para que os detalhes sejam reproduzidos com exatidão. A tela deverá estar esticada em um bastidor ou lastro, uma espécie de moldura de madeira que deixa a sua superfície plana. Telas prontas com bastidores podem ser encontradas em lojasespecializadas em serigrafia.
Antes de preparar a tela, você deve lavá-la com água e sabão para tirar toda a sujeira e a gordura dos dedos. Depois disso, segure-a somente pelas bordas. A partir desse ponto, você deve executar todas as etapas no escuro, pois é hora de trabalhar com a emulsão fotossensível. Não é necessário ser na escuridão total, porém você deve fechar todas as janelas, tara todas as fontesde luz e deixar o ambiente o menos claro possível.
No escuro, você deverá preparar a emulsão que será passada na tela. Misture dez partes de emulsão especial para tecido para uma de fotosensibilizante (materiais encontrados em lojas especializadas em serigrafia) e espalhe, com a ajuda de uma canaleta, uma camada fina e uniforme do líquido dos dois lados da tela. Feito isso, a tela deverá secarsob o ventilador durante cerca de 30 minutos. Depois de seca, é hora de gravar a estampa.
Ainda no escuro, a tela deve ser posicionada em cima da mesa de luz, que pode ser uma caixa ou estrutura de madeira com uma luz fluorescente dentro e um tampo de vidro. Confira nas fotos como a mesa deve ser montada. Posicione o fotolito sobre o tampo de vidro, com a face voltada para cima. Sobre o...
tracking img